Hamas quer negociar um “cessar-fogo completo” com Israel, na Faixa de Gaza, antes de qualquer acordo ser alcansado entre ambos
O Hamas quer negociar um “cessar-fogo completo” com Israel na Faixa de Gaza, antes de qualquer acordo, adiantou um alto funcionário do movimento à agência France-Presse.
“Estamos a falar acima de tudo de um cessar-fogo completo e total e não de uma trégua temporária”, frisou Taher al-Nounou, na sequência do encontro, que decorreu em Paris este fim-de-semana, entre autoridades dos EUA, Israel, Qatar e Egito, tendo em vista um cessar-fogo no território palestiniano.
Assim que os combates cessarem, “o resto dos detalhes poderão ser discutidos”, incluindo a libertação dos cem reféns israelitas ainda detidos em Gaza, frisou.
Um plano para o fim dos combates e a libertação dos reféns vai ser proposto ao Hamas, anunciou o primeiro-ministro do Qatar, após reuniões com responsáveis norte-americanos, israelitas e egípcios. Mohammed ben Abdulrahman al-Thani declarou que esta semana foram feitos “progressos assinaláveis” nas conversações e que as diversas partes “esperam transmitir esta proposta ao Hamas e levá-lo a comprometer-se de forma positiva e construtiva”.