HARTFORD, CT | COM IGREJA N.ª SR.ª DE FÁTIMA ENCERRADA, A MISSA AGORA É VIRTUAL

153

As igrejas e os líderes religiosos são peças fundamentais na actual situação global que se vive, sobretudo com as casas de culto encerradas e a população em isolamento e a necessitar de apoio espiritual.

No estado de Connecticut, existem quatro paróquias portuguesas e todas elas estão a seguir as directrizes emanadas tanto da respectiva arquidiocese, como das autoridades estaduais e federais.

Em Hartford, a Igreja Nossa Senhora de Fátima de Hartford encerrou as portas ao público e implementou um horário muito limitado. “Quem quiser rezar individualmente, a gente abre a porta, mas não há missas com público e incentivamos todos a seguirem os nossos serviços virtuais por agora”, afirma o administrador da paróquia, Jorge Tchingui, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO.

O Pe. Jorge Tchingui na primeira missa vespertina virtual que efectuou para continuar a chegar à comunidade

Com baptizados e casamentos cancelados, o Pe. Tchingui faz uma missa vespertina virtual via página do Facebook aos sábados, em directo, às 7:00 da noite [https://www.facebook.com/DimasnetworkHDTV/videos/1190986257905198/]

“O que procuro transmitir às pessoas é uma mensagem de esperança, coragem e fé”, afirma o Pe. Jorge Tchingui. “Já passámos por outras situações diferentes, que nos amedrontaram, mas que o tempo apagou. Esta também vai passar.”

O Centro Comunitário, agregado à igreja, também está encerrado

O religioso diz estar-se a viver um momento de “impotência social”, ou seja: “Vermos que algo está a acontecer e não podermos fazer nada – tal como aconteceu com Jesus quando crucificado na cruz.”

Roga, a terminar, que “rezemos por nós e pelos demais, sobretudo os que estão a ser afectados pela pandemia.”

⛪️HARTFORD

Igreja Nossa Senhora de Fátima

50 Fatima Square,

Hartford, CT 06106

☎️ a(860) 233-8037

Pároco: Jorge Tchingui