HELENA VINHAS ELEITA PRESIDENTE DO CENTENÁRIO SPORT CLUB PORTUGUÊS DE NEWARK, NJ

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Há um século, quando o Sport Club Português de Newark se formou em pleno Ironbound, os estatutos proibiam as mulheres de se fazerem sócias da colectividade. Na quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022, muitas décadas depois, mais uma mulher (a terceira) chega ao topo da direcção no 55 da Prospect Street. Já ocuparam o cargo duas outras mulheres, Lizete Rodrigues (2018) e Sílvia Rodrigues (2019-2020).

A empresária Helena Vinhas, filha de emigrantes de Camarneira, zona da Mealhada, foi elevada a presidente do Sport Club Português no decorrer de uma Assembleia Geral convocada exclusivamente para a eleição dos corpos gerentes da agremiação para o ano em curso. A luso-descendente, que nasceu no St. James Hospital, no Ironbound, bairro onde cresceu e ainda vive, vai assim comandar os destinos do clube português mais antigo de New Jersey durante pelo menos um ano. É A 40.ª pessoa, num século de existência do clube, a ocupar o cargo.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A empresária Helena Vinhas, filha de emigrantes de Camarneira, zona da Mealhada, foi elevada a presidente do Sport Club Português no decorrer de uma Assembleia Geral convocada exclusivamente para a eleição dos corpos gerentes da agremiação para o ano em curso

“Reconheço que constitui um grande desafio para mim, até porque ainda estamos a meio de uma pandemia, em tempos de incerteza”, afirma a presidente-eleita, Helena Vinhas, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Apesar de frequentar o clube desde criança, vou ter de me inteirar do seu funcionamento interno e da engrenagem que o mantém activo. Espero ainda, com a colaboração de toda a direcção, implementar algumas ideias novas para, em conjunto, prepararmos o Sport Club Português para esta nova fase pós-centenário.”

❝Reconheço que constitui um grande desafio para mim, até porque ainda estamos a meio de uma pandemia, em tempos de incerteza❞

⤻HELENA VINHAS Presidente-eleita, | Sport Club Português

Helena Vinhas frequentou a St. James Grammar School de Newark e, posteriormente, fez o liceu em North Arlington, no Queen Peace. “Tenho imensas memórias de infância passadas no Sport”, conta. “A primeira creio que foi mesmo um concurso de Halloween em que a minha mãe me inscreveu, devia ter uns 5 anos. Foi a primeira vez que subi a um palco.”

Ao longo dos anos, continuou sempre a frequentar a coletividade e foi mesmo lá que, há 3 anos, fez a festa da 1.ª comunhão da filha. Apesar de integrar pela primeira vez uma direcção no S.C.P., diz “ter ideias concretas e mais específicas sobre o que fazer, mas apresentá-las-ei depois da tomada de posse, a 25 de Fevereiro.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Os novos corpos gerentes do S.C.P. de Newark eleitos na Assembleia Geral de quinta-feira; tomada de posse é a 25 de Fevereiro

Vinhas terá como prioridade “retomar as actividades que o clube já implementava antes da pandemia, tanto quanto possível, com todas as regras sanitárias, e assim garantir, com a introdução também de algumas mudanças-chave, a continuidade desta instituição, prepará-la para o futuro. Unidos construímos o futuro, gostaria que este fosse o nosso lema.”

❝Unidos construímos o futuro, gostaria que este fosse o nosso lema❞

⤻HELENA VINHAS, Presidente-eleita | Sport Club Português

A presidente-eleita planeia ainda trazer de regresso o popular concurso de misses, se possível ainda este ano, “um catalizador importante do elemento juvenil da nossa comunidade em que devemos continuar a apostar.”

Helena Vinhas reconhece que as mulheres têm um papel mais activo na sociedade actual, quase de paridade com o do sexo oposto, “e, apesar de todas as tarefas que acumulamos, de mãe, esposa, dona-de-casa e de uma carreira, se nos soubermos organizar e delinear prioridades, também podemos assumir responsabilidades na vida associativa.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A luso-descendente, que nasceu no St. James Hospital, no Ironbound, bairro onde cresceu e ainda vive, vai assim comandar os destinos do clube português mais antigo de New Jersey durante pelo menos um ano

Diz-se desde já “aberta a ideias de todos, dos membros do clube, da comunidade em geral. Também trago novos sócios comigo para que, em conjunto com os que já aqui trabalham, possamos fazer mais pelo clube.”

A presidente-eleita quer ainda que se saiba que o S.C.P. pode ser um local a frequentar de terça-feira a domingo, “e não é necessário que haja uma festa. Temos uma área de bar muito agradável onde se pode tomar uma bebida e fazer amizades, tal como se fazem os jantares de sexta-feira, muitas vezes com DJ ou artistas convidados. Portanto, venham, confraternizem e voltem às vossas origens.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Aspecto do Sport Club Português de Newark, NJ – a primeira associação do ‘Estado Jardim’ a chegar aos 100 anos de existência