HÓQUEI EM PATINS: Sporting sagrou-se campeão mundial
O Sporting sagrou-se campeão mundial de hóquei em patins, ao vencer domingo o FC Barcelona, por 3-2, após prolongamento, na final disputada em San Juan, na Argentina.
Na primeira edição sob a égide da World Skate, os ‘leões’, campeões europeus há duas épocas, em 2023/24, garantiram a vitória com golos de Alessandro Verona (dois) e Gonzalo Romero ‘Nolito’ (um).
A equipa de Edo Bosch saiu empatada para o intervalo, depois de golos de Verona (12 minutos) para os ‘leões’ e Ferran Font (20) para os catalães, mas na segunda metade viu-se cedo a perder, com o jogador do ‘Barça’, que já alinhou no Sporting, a bisar, aos 29.
Com a obrigatoriedade de ir atrás do resultado, ‘Nolito’ fez o 2-2, aos 42 minutos (17 da segunda parte), na marcação de um livre directo, num lance que excluiu Ferran Font, com suspensão de dois minutos.
No prolongamento, Alessandro Verona colocou o Sporting na frente, nos primeiros dois minutos desta etapa, numa fase em que os ‘leões’ conseguiram depois aguentar a investida dos catalães, já sem guarda-redes.
O Sporting, quatro vezes campeão europeu, é a primeira equipa lusa a conquistar o Mundial de clubes, que regressou agora sob ‘tutela’ da World Skate, depois de duas edições a cargo da Federação Internacional (FIRS), em 2006 e 2008, ganhas pelo Bassano e pelo Reus.
Na edição deste ano, o Óquei Barcelos, campeão europeu em título, terminou em terceiro, depois de perder com o Sporting nas meias-finais (3-1) e vencer o Centro Valenciano (10-4), no jogo de atribuição do último lugar do pódio.

