I LIGA: ‘Dragões’ de Galeno destronaram ‘encarnados’

Dois golos e uma assistência de Galeno estimularam, domingo, o FC Porto para uma goleada caseira sobre o Benfica (5-0), na 24.ª jornada da I Liga de futebol, confirmando a ultrapassagem do Sporting aos ‘encarnados’ na liderança.

No Estádio do Dragão, no Porto, o extremo voltou a revelar-se talhado para decidir jogos de alto calibre e ‘facturou’ aos 20 e 44 minutos, tendo servido o tento de Wendell, aos 55.

Pepê (75) e Danny Namaso (90) concluíram a ‘mão cheia’ dos anfitriões, que igualaram a vitória mais ampla de sempre em recepções às ‘águias’, ao repetirem os 5-0 aplicados na época 2010/11 sob alçada de André Villas-Boas, actual candidato à presidência.

O FC Porto ditou a segunda derrota na prova ao Benfica, que já tinha ‘tombado’ no Porto frente ao Boavista, na jornada inaugural, e vinha de uma derrota sofrida há três dias em Alvalade diante do Sporting (2-1), na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Os campeões nacionais caíram para a segunda posição, com 58 pontos, um abaixo dos ‘leões’ (menos uma partida) e com mais seis do que o rival de hoje, terceiro classificado.

Autores dos golos da vitória ‘azul e branca’ nos Açores frente ao Santa Clara (2-1), líder da II Liga, na quinta-feira, dos quartos de final da Taça de Portugal, Galeno e Evanilson recuperaram de lesões em tempo útil e figuraram no ‘onze’ inicial de Sérgio Conceição, que devolveu igualmente à titularidade Otávio Ataíde, em detrimento de Fábio Cardoso.