I LIGA: Golo tardio de Luciano dá empate ao FC Porto no ‘cair do pano’

O golo tardio de Thomás Luciano, aos 90+4, deu, domingo, ao Gil Vicente o empate 1-1 na recepção ao FC Porto, que deixa os ‘dragões’ em posição delicada na luta pelo título na I Liga de futebol.

Os ‘azuis e brancos’ chegaram à vantagem por Evanilson, aos 55, em ‘recarga’ a uma grande penalidade por ele apontada, mas as várias ocasiões desperdiçadas para dilatar a vantagem permitiram aos barcelenses empatar, no cabeceamento de Thomás Luciano, já em tempo de compensação.

Após o triunfo na Liga dos Campeões, diante do Arsenal (1-0), da passada quarta-feira, os ‘dragões’ apresentavam-se em Barcelos nesta partida da 23.ª jornada com “margem de erro praticamente nula”, como afirmou Sérgio Conceição na antevisão, e acabam a ronda com 49 pontos, no terceiro lugar, a nove do Benfica, que venceu hoje o Portimonense (4-0), e a seis do Sporting, com menos dois jogos.

Já o Gil Vicente é provisoriamente nono classificado e soma agora 26 pontos, os mesmos que Farense, Famalicão e Casa Pia.

Numa fase inicial, o FC Porto evidenciava dificuldades em desbloquear o bloco coeso dos anfitriões, que até tiveram a melhor oportunidade do primeiro tempo, por intermédio de Rúben Fernandes, quando surgiu para o cabeceamento em posição muito favorável ao segundo poste, mas a atirar ao lado, aos 17.

Os ‘dragões’ tiveram a sua melhor oportunidade em todo o primeiro tempo por intermédio da iniciativa de Wendell pela esquerda, que ganhou a linha e cruzou, para ver Rúben Fernandes a quase marcar na própria baliza, não fosse a intervenção instintiva de Andrew, ao minuto 37.