ILUSTRADOR LUSO-AMERICANO COM SÉRIE DE ANIMAÇÃO NO CANAL ‘NICKELODEON’ E ‘PBS KIDS’

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Vive em Los Angeles, na Califórnia, e faz carreira como ilustrador e ‘storyboard director’ o luso-americano Keith Silva, cujo nome surge na nova série do canal Nickelodeon ‘Middlemost Post’.

Silva é neto paterno de José Mano Silva, natural de Ílhavo, que em 1945 emigrou para São Francisco, na Califórnia, oriundo “de uma família de pescadores”, conta o ilustrador em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. O avô viria a falecer no Rio de Janeiro, Brasil, em 2016; o pai de Keith já nasceu na Califórnia “e não só ainda está vivo, como fala razoavelmente português.”

Também era luso-americana a avó, Alice Correia Silva, nascida em Massachusetts filha de emigrantes de Trás-os-Montes. “Lembro-me de nos contar com muita saudade as viagens que em pequena fazia a Portugal”, conta Keith Silva.

Como ‘storyboard director’, o luso-descendente comanda uma equipa de ilustradores que desenvolvem uma espécie de esboço sequencial com o propósito de pré-visualizar o que será um filme de animação ou mesmo gráfico animado; o processo, tal como é conhecido, foi desenvolvido na Walt Disney Productions no início da década de 1930.

Actualmente, Keith Silva trabalha numa série de desenhos animados para o canal Nickelodeon, ‘Middlemost Post’, cuja acção se centra numa nuvem chamada ‘Parker J. Cloud’ “cuja missão é iluminar os dias de toda a gente”, explica. “O ‘Parker’ trabalha num posto de correios no topo do Monte Middlemost com o chefe dos Correios, ‘Angus’, e uma morsa de estimação, ‘Russell’. E vão em aventuras hilariantes enquanto entregam as cartas aos moradores de Mount Middlemost.”

A série tem a particularidade de ter sido toda produzida em casa durante a pandemia. “Grande parte da equipa de produção nunca se conheceu pessoalmente”, diz Keith Silva.

Para além de serem transmitidos no canal infanto-juvenil já citado, os episódios de ‘Middlemost Post’ podem ainda ser vistos no canal ‘Nicktoons’ ou adquiridos nas plataformas iTunes e Amazon Prime. “E estreiam novos episódios no Outono”, revela.

Como ‘storyboard director’, Keith Silva dirigiu a equipa de ilustradores e editores de animação desde a fase em que o script está terminado até os desenhos seguirem para os estúdios de animação no Canadá, “onde são animados e coloridos. O esboço (‘storyboard’) é feito a preto-e-branco e serve de modelo para a animação final.”

Keith Silva emprestou ainda o seu talento a outras séries de desenhos animados, nomeadamente ‘Let’s Go Luna!’, presentemente em transmissão na rede PBS Kids; e trabalha também em projectos como ‘The Green Ninja Show’, ‘Hello Debra’, ‘Edith and the Bear’ e ‘A Knock on My Door’.

O ilustrador da ‘Nickelodeon’ nota que foi no convívio com o pai, Richard Silva, e a avó Alice que mais se aproximou das raízes portuguesas. “A minha avó pertenceu à Luso-American Fraternal Federation durante anos e foi uma figura activa na comunidade portuguesa na área da baía de São Francisco até à sua morte, em 2014. Lembro-me de ir às festas portuguesas com a minha família e de gostar muito da música e da comida.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *