Já não entrará em vigor este ano a nova lei que permite aos jovens de 16 e 17 anos votarem para o conselho escolar

Newark não vai conseguir reunir as condições necessárias para permitir aos jovens de 16 e 17 anos, votarem nas eleições escolares já deste ano, dizem oficiais.

Em Janeiro, o Newark City Coucil deu finalmente luz verde à medida que reduzia a idade miníma para participar nas votações para o Newark Board of Education, dos 18 anos para os 16. Em adição à eleição dos membros deste quadro, os novos eleitores poderiam votar para o orçamento anual do maior distrito escolar público do estado de New Jersey.

No entanto, os jovens de 16 e 17 anos que esperavam votar nas eleições que se aproximam, marcadas para o dia 16 de Abril, vão ter que espera para exercer o seu novo direito.

“Não estaremos prontos para 2024 devido ao tempo inicialmente necessário para programar as máquinas e outros equipamentos de voto”, anunciou a secretária da cidade de Newark, Kecia Daniels.
“O equipamento não só precisa de ser programado como também testado para assegurar o seu funcionamento total, e isso leva tempo”, completou Daniels, dizendo ainda que a cidade de Newark continua a trabalhar com os seus parceiros do condado e estado para fazer esta mudança acontecer.

“Todos estão a trabalhar em conjunto para as- segurar que estaremos operacionais o mais rápido possível”, garantiu a secretária da cidade.