Kaja Kallas: “O envolvimento dos EUA iria alargar o conflito”
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE) considerou terça-feira que um potencial envolvimento dos Estados Unidos (EUA) no conflito entre o Irão e Israel só iria aumentar o conflito e alargá-lo a toda a região do Médio Oriente.
Depois de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 países da UE, por videoconferência, Kaja Kallas destacou que Washington tem uma abordagem própria, advertindo porém que um potencial envolvimento militar norte-americano só iria piorar a situação no Médio Oriente, podendo alargar o conflito a toda a região e a outras partes do mundo.
Por isso, Kallas insistiu que é necessário recorrer à diplomacia para interromper as hostilidades entre Telavive e Teerão e procurar outra maneira de abordar a questão nuclear iraniana.
Segundo o regime iraniano, os ataques de Israel realizados no dia a 13 de Junho, mataram pelo menos 224 pessoas e fizeram mais de mil feridos.
Na retaliação, o Irão lançou sucessivos ataques de mísseis contra cidades israelitas, incluindo Telavive e Jerusalém, que segundo o Governo de Israel, liderado por Benjamin Netanyahu, já fizeram pelo menos 24 mortos.