KEARNY, NJ: Educadora luso-americana vai dirigir sistema de escolas públicas do município
Por HENRIQUE MANO | News Editor
A educadora luso-americana Flora Encarnação foi a figura escolhida pelo Comité Escolar do município de Kearny, estado de New Jersey, para ocupar o cargo de Superintendente do sistema público de ensino local. Encarnação deverá assumir o cargo a 1 de Julho, muito embora a sua nomeação efectiva esteja ainda dependente de negociações salariais e outros aspectos burocráticos – até à aprovação final por parte do superintendente escolar do condado de Hudson.
A ser aprovada a sua nomeação, a luso-americana deverá cumprir um mandato de 3 anos, substituindo no cargo Patricia Blood, que se reforma.
Flora Encarnação já assume desde Dezembro de 2021 o cargo de vice-superintendente, auferindo $181,000 de salário.
Ao cargo, concorreram mais de 20 pessoas.
O processo final de aprovação deverá acontecer por volta de 13 de Junho.
Flora Encarnação tornou-se professora em Kearny em 2001, leccionando Inglês como segunda língua a alunos da pré-primária ao 5.º ano. Foi subindo na carreira até em 2014 ter assumido o cargo de directora de instrução do ensino básico, cargo que assumiu até à subida a vice-superintendente.
A futura superintendente escolar nasceu nos Estados Unidos filha de emigrantes minhotos da freguesia de São Jorge, do concelho de Arcos de Valdevez.