LIGA DAS NAÇÕES: Benfica e FC Porto tentam esquecer época transacta
Um Benfica sem reforços, com várias baixas e um jogador muito especial a prazo vai, orgulhosamente, disputar a primeira edição do novo Mundial de clubes de futebol, com a ambição mínima de ultrapassar a fase de grupos.
Numa prova que ‘mistura’ as temporadas 20-24/25 e 2025/26, os ‘encarnados’ não aproveitaram o mercado especial do início do mês (1 a 10 de Junho) para contratar jogadores e, pelo contrário, viram partir dois avançados.
O suíço Zeki Amdouni, que estava emprestado, regressou aos ingleses do Burnley, enquanto o brasileiro Arthur Cabral foi vendido aos brasileiros do Botafogo, de Renato Paiva, também presentes na prova que se realiza nos Estados Unidos.
Além destas duas baixas, o técnico dos ‘encarnados’ também ainda não terá os lesionados de longa data Bah e Manu Silva, Tomás Araújo, a recuperar de uma pubalgia, e o guarda-redes Samuel Soares, cedido à selecção lusa que disputa o Europeu de sub-21.
Se estes jogadores voltarão para 2025/26, um outro fará a despedida dos ‘encarnados’, o ‘mago’ argentino Ángel Di María, que, aos 37 anos, e depois de duas épocas na Luz, numa segunda passagem, vai voltar ao ‘seu’ Rosário Central.
É, assim, com a equipa incompleta de 2024/ 25, e sem qualquer novidade para 2025/26, que o Benfica vai enfrentar a prova, integrado no Grupo C, juntamente com o Bayern Munique, que nunca venceu, e duas equipas que jamais defrontou oficialmente, os histórico Boca Juniors e o ‘longínquo’ Auckland City.
A formação ‘encarnada’ estreia-se frente aos argentinos, na segunda-feira, no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens, depois mede forças com os neozelandeses, em 20 de Junho, no Inter&Co Stadium, em Orlando, e, fechar, de-fronta os bávaros, no dia 24, no Bank of América Stadium em Charlotte.
Para rumar aos oitavos de final, e tendo em conta que o segundo encontro parece claramente para ganhar e o último para perder, o embate de estreia, com o Boca, deverá ser determinante, podendo desde logo determinar a sorte dos vice-campeões lusos.
Novo teste a Anselmi
Por sua vez, o FC Porto tenta esquecer uma última temporada difícil, em que cedo ficou afastado dos principais títulos, e começar a preparar 2025/26, com novo teste a Martín Anselmi.
Desde que assumiu o comando da equipa no início de 2025, o argentino tem tido vida difícil no Dragão e tem levantando muitas dúvidas entre os adeptos se é a pessoa certa para fazer regressar o FC Porto ao topo na próxima época, depois de dois anos sem conquistar a Liga portuguesa.
Os ‘dragões’ aparecem no Grupo A com Inter Miami, de Lionel Messi e actuar em casa, Palmeiras, de Abel Ferreira, e os egípcios do Al-Ahly, num agrupamento que promete ser um dos mais equilibrados da primeira fase.
Caso não consiga, no mínimo, a passagem aos oitavos de final, a vida do treinador argentino de 39 anos promete ficar ainda mais difícil no Dragão, onde tem registo de apenas 10 vitórias nos 18 jogos com técnico do FC Porto, ou seja, pouco mais de metade.
A pensar já em 2025/ 26, o FC Porto abriu o cofre para ir buscar o médio Gabri Veiga, um talento do futebol espanhol de 23 anos que seguiu cedo demais para a Arábia Saudita e que agora regressa à Europa pela porta dos ‘dragões’.
A transferência terá custado 15 milhões de euros, com esse número a poder ascender a 19.
Veiga será mesmo a principal atracção dos ‘dragões’ na competição, com 28 jogadores a viajarem até ao Estados Unidos, e seis, que também foram registados, a ficarem em solo luso como prevenção a alguma lesão inesperada.
O FC Porto aparece em terras norte-americanas liderado pelo capitão Diogo Costa, com Samu e Rodrigo Mora também em destaque.
O FC Porto entra em acção logo no segundo dia de prova, no domingo, frente ao Palmeiras, de Abel, no Estádio MetLife, num duelo que promete ser determinante nas contas finais pelo apuramento.
De seguida, em 19 de Junho, terá pela frente o Inter Miami, em Atlanta, e fecha o grupo em 23, novamente em New Jersey, com o Al Ahly.