LIGA DAS NAÇÕES: Gyokeres supera Ronaldo por um golo

O futebolista internacional sueco Viktor Gyökeres, recém bicampeão nacional pelo Sporting, sagrou-se melhor marcador da quarta edição da Liga das Nações, com nove golos marcados em seis jogos.

Figura na subida dos nórdicos à Liga B da mais jovem competição europeia de selecções, protagonizada de Setembro e Novembro de 2024, o ponta de lança superou por um tento Cristiano Ronaldo, avançado e capitão português, que até marcou na final realizada face ao campeão europeu, derrotado nos penáltis por 5-3, após empate 2-2 nos 120 minutos.

Na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha, o madeirense fez o segundo golo luso, aos 61 minutos, impondo o 2-2, antes de dar lugar a Gonçalo Ramos aos 88, devido a lesão.

Quatro dias depois de ter completado a reviravolta vitoriosa perante os germânicos (2-1), nas meias-finais, o dianteiro dos sauditas do Al Nassr chegou ao embate decisivo a dois golos de Gyökeres, mas não logrou uma inédita distinção individual na Liga das Nações, prova que já tinha arrebatado em 20-19, no segundo de três ceptros colectivos por Portugal.

Ronaldo, de 40 anos, é recordista de duelos (221) e tentos (138) pela selecção principal e estreou-se a marcar na quarta final sénior disputada com as ‘quinas’, numa série iniciada em 2004, com a derrota frente à Grécia no Europeu (1-0), no Estádio da Luz, em Lisboa.

Seguiu-se o título continental em 2016, com o suplente Eder a marcar no prolongamento, aos 109 minutos, para derrotar a anfitriã França (1-0), nos arredores de Paris, três anos antes da vitória sobre os Países Baixos (1-0), com um tento de Gonçalo Guedes, aos 60, no jogo decisivo da primeira edição da Liga das Nações, no Estádio do Dragão, no Porto.

Cristiano Ronaldo, que já confirmou a sua ausência do renovado Campeonato do Mundo de clubes e está a apenas três semanas de terminar contrato com o Al Nassr, concluiu a 23.ª temporada da carreira sénior com 43 tentos em 50 jogos – nove na Liga das Nações.

O quarto golo em 10 encontros com a Espanha, diante da qual já tinha protagonizado um ‘hat-trick’ na abertura do Mundial2018, na Rússia, permitiu ao madeirense ultrapassar o norueguês Erling Haaland e o georgiano Georges Mikautadze, ambos com sete remates certeiros, no segundo posto dos melhores marcadores desta edição da Liga das Nações.