LIGA DAS NAÇÕES: Noite de Conceição coloca Portugal na final

Portugal fez quarta-feira história ao bater a Alemanha (2-1) pela primeira vez em 25 anos, e em 40 em solo germânico, apurando-se com ‘estilo’ para a final da Liga das Nações de futebol, na noite de ‘herr’ Conceição.

Em Munique, na primeira meia-final da prova, Francisco Conceição saltou do banco e refez o empate na partida, aos 63 minutos, com um grande golo, depois de Wirtz ter dado vantagem aos alemães, aos 48, e revolucionou completamente a partida.

Com justiça, Cristiano Ronaldo confirmou a reviravolta, aos 68 minutos, numa segunda parte simplesmente avassaladora de Portugal, em que dominou e podia e devia ter aumentado a vantagem.

Foi no Allianz Arena que a selecção nacional acabou com o feitiço alemão, pondo fim a uma série de cinco derrotas seguidas nos últimos 25 anos, sempre em fases finais.

Esta foi também apenas a segunda vitória de Portugal na Alemanha, algo que só tinha acontecido em 1985, em Estugarda, por 1-0, no apuramento para o Europeu.

Numa altura em que a continuidade de Roberto Martínez parece estar em causa, os jogadores falaram dentro de campo e demonstraram claramente que estão com o técnico espanhol e acreditam que pode levar Portugal à conquista do Mundial2026.

A intensidade demonstrada pela selecção nacional após o golo sofrido foi fora deste mundo, com os jogadores a esmagarem e balizarem a Alemanha, que tem a agradecer ao seu guarda-redes Ter Stegen não ter sofrido uma das derrotas mais pesadas em casa.

Portugal está assim pela segunda vez na final da Liga das Nações e pode imitar o sucesso de 2019, na altura no Porto. 

Falta saber se no domingo, novamente em Munique, estará a Espanha ou a França.

Martínez surpreendeu no ‘onze’ escolhido, sobretudo com a entrada de Trincão, pela primeira vez titular com o espanhol e em jogos oficiais, mas que teve uma noite para esquecer e que podia mesmo ter terminado a partida com largas culpas caso Portugal tivesse sido derrotado.

Foi uma perda de bola infantil do extremo do Sporting em zona defensiva que resultou no golo da Alemanha.