LIGA DOS CAMPEÕES: ‘Dragões’ vencem com golo soberbo de Galeno

Uma finalização soberba de longe de Galeno no período de compensação permitiu quarta-feira ao FC Porto derrotar em casa os ingleses do Arsenal (1-0) e adiantar-se surpreendentemente nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.

No Estádio do Dragão, no Porto, os ‘azuis e brancos’ apagaram por completo a habitual criatividade londrina e agitaram uma primeira mão abundante em calculismo já aos 90+4 minutos, quando o luso-brasileiro flectiu da esquerda para o meio e atirou de fora da área, com a bola a descrever um arco inalcançável para o guarda-redes espanhol David Raya.

Galeno voltou a sobressair na actual edição da Liga dos Campeões e juntou-se ao lote de melhores marcadores da prova, ao lado de Rasmus Hojlund (Manchester United), Erling Haaland (Manchester City), Álvaro Morata e Antoine Griezmann (ambos do Atlético de Madrid), todos com cinco golos marcados, liderando ainda em assistências, com quatro.

O FC Porto, única equipa portuguesa em competição e campeão europeu em 1986/87 e 2003/04, prossegue invicto em recepções ao Arsenal e entra em vantagem no reencontro com o vice-campeão inglês e terceiro classificado da Premier League – que já não estava presente nos oitavos de final há sete épocas – agendado para 12 de Março, em Londres.

Cinco dias antes de comemorar 41 anos, capitão ‘azul e branco’ Pepe reforçou o recorde de jogador de campo mais velho de sempre a actuar na fase a eliminar, tendo mais partidas cumpridas na ‘Champions’ do que todo o ‘onze’ inicial dos ‘gunners’.