LIGA EUROPA: Sporting confirma ‘oitavos’ com empate consentido

O Sporting confirmou ontem a presença nos oitavos de final da Liga Europa de futebol, ao empatar 1-1 na recepção aos suíços do Young Boys, numa partida tranquila em que desperdiçou várias oportunidades para garantir novo triunfo.

Perante meia casa em Alvalade, o avançado su-eco Gyökeres inaugurou o marcador aos 13 minutos, tendo, já na segunda parte, desperdiçado uma grande penalidade, aos 57, o que os helvéticos não fizeram, pois o congolês Gandoula empatou de penálti, aos 84.

O Sporting junta-se assim ao rival lisboeta Benfica na próxima ronda da segunda prova europeia de clubes, ao contrário do eliminado Sporting de Braga, marcando presença no sorteio de hoje, onde lhe saiu o Atalanta como adversário dos oitavos de final.

Em comparação com o duelo de Berna, Rúben Amorim deu a titularidade a Diomande e Trincão, em detrimento de Nuno Santos e Pedro Gonçalves, ao passo que os suíços operaram um total de seis mexidas, sendo uma delas a entrada do luso Joel Monteiro.

Sem forçar muito, a equipa lisboeta ‘matou’ logo a eliminatória aos 13 minutos, através do inevitável Gyökeres, com um grande trabalho individual após passe de Trincão, a tirar dois defesas da frente e a disparar colocado, sem hipóteses para David von Ballmo-os.

O golo do Sporting teve o condão de quebrar muito cedo o ritmo do jogo, com a turma ‘verde e branca’ a acalmar e a controlar totalmente a vantagem folgada no agregado da eliminatória, permitindo ao Young Boys apenas um remate de Cédric Itten à figura.

No final do encontro, Rúben Amorim, treinador do Sporting, afirmou: “Não fico preocupado com os jogadores falharem, uma vez que não temos falhado muito. Há dias assim, mas temos de ter um sentimento de frustração, porque devíamos ganhar o jogo e ter mais uma vitória na Europa e na época. Não aconteceu, mas demonstrámos nas duas mãos que somos superiores. Acho que isso ficou ainda mais claro neste jogo da segunda mão.”

“O encontro arrastou-se até ao intervalo, mas os últimos minutos ainda tiveram alguma acção, como um remate de primeira de Daniel Bragança ao lado, aos 45, mas sobretudo a perdida de Edwards, aos 45+1, a falhar a finalização a centímetros da baliza deserta”, prosseguiu.