LONG ISLAND, NY | Mineola acolhe reunião da Secção Local do Conselho das Comunidades Portuguesas

Por HENRIQUE MANO | Mineola, NY

Mineola foi palco, no passado fim de semana, de uma reunião da Secção Local do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), que reuniu conselheiros representantes de várias regiões dos Estados Unidos.

Estiveram presentes os conselheiros Paulo Pereira e Carla Rodrigues da Silva (zona de Nova Iorque), Manuel Viegas (Flórida), Manuel Bettencourt (Califórnia) e Márcia Sousa e Leslie Vicente (Nova Inglaterra).

O programa teve início com uma visita às instalações da câmara municipal de Mineola, conduzida pelo mayor Paulo Pereira, onde se realizou uma reunião de trabalho com a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘mayor’ (e também conselheiro) Paulo Pereira com os conselheiros Márcia Sousa, Manuel Bettencourt, Leslie Silvestre, Carla Rodrigues da Silva e Manuel Viegas

Durante a jornada, os conselheiros visitaram também três associações portuguesas locais: o Centro Cultural Alheirense, o Centro Português de Mineola – onde puderam observar as obras de remodelação actualmente em curso – e a Portuguese Heritage Society (Lusitano). Nesta última, a direção presidida por Júlia Rodrigues recebeu a comitiva com um almoço de convívio.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A visita às instalações do Mineola Portuguese Center

A reunião pública do Conselho decorreu, precisamente, nas instalações do Lusitano, reunindo diversas entidades cívicas luso-americanas. Entre os participantes estiveram a adida para a Segurança Social, Ana Relvas, o coordenador-adjunto para o ensino do português, José Carlos Adão, a presidente da NYPALC, Crystal Fernandes, e a presidente da PALCUS, Katherine Soares.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A visita ao Centro Cultural Alheirense

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Com a direcção da Portuguese Heritage Society

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A sessão foi conduzida pelo conselheiro Paulo Pereira na sede do “Lusitano”

O encontro serviu para aprofundar o diálogo entre as instituições portuguesas e as comunidades locais, reforçando o papel do Conselho das Comunidades Portuguesas como elo de ligação entre a diáspora e Portugal – nas suas mais variadas vertentes.