LOS ANGELES: Incêndios lançam dúvidas sobre Olímpicos 2028

Os violentos incêndios que devastam áreas de Los Angeles levantaram questões sobre a capacidade da cidade californiana sediar com segurança os Jogos Olímpicos de 2028.

Até agora, nenhuma das mais de 80 instalações olímpicas previstas foi directamente afectada pelos incêndios, que na última semana causaram pelo menos 24 mortes e destruíram milhares de casas.

Para alguns especialistas, porém, esta catástrofe expõe as dificuldades de organizar o maior evento desportivo do mundo numa região propensa a desastres naturais.

“A situação é claramente grave e, dadas as perspectivas de alterações climáticas significativas, vale a pena perguntar se a situação actual poderá se repetir, possivelmente até mesmo durante os Jogos”, alertou Simon Chadwick, professor de economia desportiva e geopolítica na Skema Business School de Paris ao jornal britânico ‘The iPaper’.

Entre outros desafios, Chadwick também destacou potenciais problemas de seguros para o megaevento.

Embora o Riviera Country Club – sede do torneio olímpico de golfe de 2028 – tenha sido ameaçado pelas chamas que assolam a área vizinha de Pacific Palisades, a grande maioria dos locais está longe de áreas consideradas de alto risco de incêndio.

Os dados históricos também atenuam as preocupações de que um desastre semelhante possa ocorrer durante os Jogos de 2028.

Até à semana passada, nenhum incêndio no condado de Los Angeles aparecia na lista dos 20 mais destrutivos da história da Califórnia.