LUSO-AMERICANO DE 22 ANOS CHEGA A GERENTE EM COOPERATIVA DE CRÉDITO COM $225 MILHÕES EM ACTIVOS

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O luso-americano Mike Dias, de 22 anos de idade e filho de emigrantes transmontanos de Vila Pouca de Aguiar, foi promovido a gerente na Luso-Federal Credit Union (LFCU) em Ludlow, estado de Massachusetts. De acordo com um comunicado de imprensa daquela cooperativa de crédito portuguesa, Dias tem agora a seu cargo as operações diárias da sucursal principal da LFCU e chefia ainda o departamento de assistência aos mais de 8 mil associados, assim como comanda os esforços que visam o alargamento da sua rede de negócios.

“Foi um grande passo para a minha carreira e vem recheado de muitas responsabilidades”, reconhece Mike Dias, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO. “O importante é a competência e dedicação ao trabalho – tal como a confiança que a direcção da LFCU depositou em mim; vou dar o meu melhor para corresponder a isso.”

O jovem profissional, que nasceu em Ludlow, onde também completou o liceu, em 2017, começou carreira como caixa bancário em 2018. Seis meses depois era promovido a supervisor, subindo de seguida a subgerente e agora a gerente – “num espaço de três anos. Realmente não há muitos gerentes com a minha idade, mas o importante é termos capacidade para enfrentar os desafios e apostar nas relações humanas para uma gestão dinâmica. Estou, nesse âmbito, a acabar ainda a minha formação superior em Finanças e Gestão pela Western New England University.”

Ao anunciar a sua promoção, a presidente do Conselho de Gerência da cooperativa de crédito, a também luso-descendente Jennifer M. Gomes Calheno, exaltou a ascensão meteórica de Mike Dias na LFCU, ressalvando a forma como sabe equilibrar a formação académica e as responsabilidades na banca assim como as muitas valências que levou para aquela entidade financeira.

A cooperativa de crédito surgiu em 1971 como uma espécie de entidade de nicho virada para a comunidade portuguesa local, “e que ao longo dos tempos se foi tornando mais abrangente. No entanto, 70% dos nossos funcionários ainda são portugueses e a grande maioria dos utentes também.”

Com outra sucursal em Wilbraham, MA, a LFCU conta com cerca de 225 milhões de dólares em activos; como cooperativa de crédito, é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando da sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.

Refira-se que Mike Dias integra ainda a comissão organizadora dos grandes festejos anuais em louvor de Nossa Senhora de Fátima em Ludlow.