Luso-americano Steve Santos fundou estúdio de dança de sucesso em NJ

Steve Santos é filho de mãe natural de Lisboa e de pai com as suas origens na Murtosa. É americano de 1ª geração, nasceu no Ironbound onde viveu até aos seus 7 anos, quando mudou para Elizabeth, cidade onde cresceu.

“Algumas das minhas memórias mais felizes são em Newark, nos dias das Celebrações do Dia de Portugal a correr pelas ruas com os meus amigos.”, contou-nos Steve sobre a sua infância. “Em Elizabeth fui muito exposto à cultura latina, incluindo a comida, musica e costumes.” Na cidade onde cresceu foi introduzido desde cedo à salsa e bachata (estilos de dança latinos).

FOI AI QUE SURGIU A PAIXÃO PELA DANÇA NA SUA VIDA?

“Nos meus 20’s comecei, na verdade, a namorar uma rapariga da República Dominicana que era uma óptima dançarina, quando íamos a discotecas eu era “ok” a dançar a bachata e merengue mas quanto à salsa… digamos que “me perdia” contou Steve acerca da sua primeira relação de salsa com ela numa com a dança, continuando escola no Ironbound, na “Comecei então a ter aulas McWhorter St., apesar da relação ter terminado, eu continuei a ter aulas”. Na sua bagagem conta com experiências como aulas formais de dança, festivais de dança e aulas de grupo para, como refere “continuar a aumentar o meu conhecimento e desenvolver as minhas especialidades”.

QUANDO É QUE SURGIU O PROJECTO?
NJ Salsa foi criada em 2016. Enquanto estudante universitário, já na fase de Mestrado, comecei a dar aulas de dança, em Princeton onde vivi durante 4 anos, ensinei em 3 estúdios de dança diferentes. Quando terminei o Mestrado voltei para Elizabeth e fundei a NJ Salsa, estamos quase a comemorar o 7º aniversário do negócio.

A nossa localização principal é em Elizabeth mas também damos aulas em Newark e Rahway, oferecemos aulas nos estilos: salsa, bachata e kizomba.

O QUE É QUE ACHA QUE DIFERENCIA A SUA ESCOLA DE OUTRAS ESCOLAS DE DANÇA?

O que nos diferencia de outros estúdios de dança em New Jersey é o facto de oferecermos aulas de kizomba. Um estilo de dança que surgiu em Angola e é bastante popular por toda a Europa, especialmente em Lisboa. Muito desse facto prende-se com grande parte das musicas serem cantadas na língua portuguesa, apesar de algumas já serem cantadas em francês. “O meu sonho é que o kizomba se torne uma grande influência na música nos Estados Unidos porque permite divulgar a língua portuguesa.” “Nós adoraríamos ser o principal estúdio da nação para o estilo de dança kizomba. Enquanto empresa estamos comprometidos com a língua, música e dança”, concluiu Steve.

O QUE É QUE ESTÁ PLANEADO PARA O FUTURO?

Para além de New Jersey vamos lançar aulas de grupo em Hartford, Connecticut a começar no próximo dia 5 de Junho no “The Webster”.

ONDE É QUE SE PODEM MARCAR AULAS E ENCONTRAR MAIS ACERCA DA MISSÃO DA EMPRESA?

Podem marcar, conhecer mais e visitar a empresa através do seu site The NJSalsa.com e nas redes sociais através de @NJSalsa no Instagram e Facebook.