LUSO-DESCENDENTE MEREDITH VIEIRA FAZ HISTÓRIA NA TV AMERICANA

• Por HENRIQUE MANO | News Editor

A luso-descendente Meredith Vieira, de 69 anos de idade, já garantiu um lugar na história da televisão norte-americana, ao tornar-se na apresentadora feminina de concursos mais duradoura nos anais da TV dos Estados Unidos – um feito que ultrapassa não apenas em número de episódios, mas também em reconhecimento da crítica.

A proeza foi avançada pela produção do concurso “25 Words or Less”, que Vieira apresenta, depois de a também jornalista lusa com 15 estatuetas Emmy (considerado o Óscar da indústria televisiva) ter sido homenageada em Boston com o 2025 Governors’ Award.

A luso-americana Meredith Vieira apresenta o concurso “25 Words or Less”

Entre 2002 e 2013, Vieira apresentou mais de 2.000 episódios do popular concurso “Who Wants to Be a Millionaire” (“Quem Quer Ser Milionário”), superando todas as suas congéneres femininas no formato de apresentadora principal.

Para além da longevidade, Meredith Vieira também fez história no que diz respeito a prémios. Foi a primeira mulher a vencer múltiplos “Daytime Emmy Awards” na categoria de Melhor Apresentador de Concurso, arrecadando dois troféus pelo seu desempenho carismático e eficaz em “Millionaire”.

Também já foi o rosto do popular “Who Wants to Be a Millionaire” (“Quem Quer Ser Milionário”)

O seu percurso representa não só uma marca impressionante na televisão diurna americana, mas também um contributo significativo para a presença feminina nos formatos tradicionalmente dominados por homens.

Desde Agosto de 2018 que apresenta o concurso “25 Words or Less”, primeiro em estações da rede Fox de TV e em formato nacional a partir de 16 de Setembro de 2019; vai já na 6.ª temporada, com mais de 1020 episódios até o momento.

Meredith Vieira nasceu em Rhode Island filha do médico Edwin Vieira, de ascendência portuguesa, com raízes na ilha da Faial, nos Açores. A família do pai emigrou para os Estados Unidos, como muitos outros açorianos, em busca de melhores oportunidades de vida.

Vieira cresceu no estado de Rhode Island, uma área com forte presença de comunidades luso-americanas, o que ajudou a manter alguma ligação cultural às suas raízes portuguesas.

Também quebrou barreiras como jornalista ao tornar-se na primeira repórter mulher a integrar a equipa do conhecido e respeitado magazine “60 Minutes”, na CBS, tendo igualmente sido a primeira moderadora do espaço matinal “The View”, na rede ABC.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *