MAPAS: Google Maps ganha modo de navegação para ciclistas

A Google tem vindo a trazer ao seu serviço de mapas principal funcionalidades únicas e esta semana anunciou três grandes novidades. 

Neste rol de novos recursos que em breve estarão disponíveis para os utilizadores, o objectivo é proporcionar viagens mais sustentáveis do ponto de vista ambiental.

Além de um modo de navegação ‘lite’ a pensar nos ciclistas existem outras propostas que o ajudarão nas suas viagens.

Existem inúmeros factores já amplamente debatidos sobre o impacto da mobilidade no meio ambiente. 

São muitos os incentivos para se trocar o carro a combustão por alternativas eléctricas, seja o carro, a bicicleta ou até a trotineta, além da utilização óbvia de meios de transporte colectivos.

Os veículos nas estradas são responsáveis por mais de 75% das emissões de CO2 do transporte e são um dos maiores contribuintes de gases de efeito estufa em todo o mundo, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

A novidade já era conhecida e agora está finalmente disponível para os utilizadores do Google Maps. 

Agora, além de mostrar a rota mais rápida, o Google Maps também exibirá aquela que será mais económica em termos de combustível, caso não seja também a mais rápida. 

Com apenas alguns toques, poderá ver a economia de combustível relativa e a diferença de quilómetros entre as duas rotas e escolher aquela que funciona melhor para o condutor.