‘Mayor’ Ras J. Baraka discute futuros planos para NJ

Um dia após partilhar que pretende concorrer ao cargo de governador de New Jersey, o ‘mayor’ Ras J. Baraka discutiu alguns dos seus planos para o estado, durante um discurso na Rowan University, no condado de Gloucester (sul).

Na passada terça-feira, dia 20 de Fevereiro, o democrata falou para um grupo de 75 pessoas presentes no Rohrer Collage of Business Hall, dizendo que o estado se encontra “numa dolorosa modera- da caminhada no caminho certo”.

“Precisamos mesmo de construir uma economia numa sociedade em que todos se sintam incluídos”, disse. “Todos beneficiamos de uma New Jersey mais forte e justa onde as políticas e imaginação são grandes o suficiente para realmente incluírem todos nós”.
O seu discurso foi parte de uma série organizada pelo Instituto de Política Públicas e Nacionalidades da Rowan University, intitulado “Visões de New Jersey”. O evento consistiu em um discurso seguido de uma sessão de perguntas e respostas, submetidas anteriormente aos organizadores do evento. Baraka, que ocupa o cargo de ‘mayor’ da maior cidade do estado à quase 10 anos, discutiu as metas alcançadas por Newark.

Baixar a taxa de homicídios para o nível mais baixo em 60 anos, balancear o orçamento que outrora tinha um défice de $93 milhões, estipular um ordenado mínimo de $15 antes de se ter tornado uma medida estadual, e “biliões de dólares” investidos em desenvolvimento, foram alguns dos feitos.

O consequente aumento da participação dos cidadãos na hora de votarem também foi mencionado.

Para criar mais alojamentos acessíveis em New Jersey, o mesmo disse que mais residências têm de ser construídas, para que assim haja mais oferta do que procura; e que o código tributário do estado precisa de ser reestruturado para que os developers de pequeno e médio porte também recebam assistência; e “as famílias que estão nas suas casas há 40 anos recebam benefícios (fiscais)”.

Também manifestou a sua intensão em terminar, se for eleito, os esforços feitos pelo então governador (também ele democrata) Phil Murphy, no que toca a manter o ensino superior “acessível e em conta ou gratuíto”.

No que toca a Newark continuar a ser uma “cidade santuário”, disse: “Fizemos isto pela razão das pessoas correrem (para aqui) vindas de várias partes do mundo, para encontrarem ruas que eram pavimentadas com ouro”.

As intervenções e comentários do ‘mayor’ levaram muitos dos presentes no local a aplaudi-lo e a partilharem palavras de aprovação.

Se for eleito, Baraka será o primeiro governador negro do estado de New Jersey.

Filho do poeta Amiri Baraka, foi eleito vereador do South Ward em 2010 e conquistou em 2014 o lugar de ‘mayor’.