Mealhada / Luso – Museu do Automóvel

O antigo lavadouro da vila do Luso vai ser transformado num espaço museológico dedicado ao automóvel, num investimento estimado em cerca de 150 mil euros, revelou a Câmara Municipal da Mealhada.

“Intervir neste local e manter toda a sua traça original será a pretensão principal desta intervenção, garantindo, assim, uma linguagem arquitectónica também de referência para um ponto turístico, que pode e deverá ser visitado por todos, ocupando cada canto do seu edificado e dando a todos a alegria da história do automóvel na vila”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco.

Em comunicado, esta autarquia do distrito de Aveiro informou que o antigo lavadouro da vila do Luso, situado junto ao lago do Luso e ao Pavilhão Gimnodesportivo, vai ser objecto de uma obra de reabilitação. Ao antigo lavadouro da vila do Luso, “outrora lugar de encontro, onde as pessoas trabalhavam na limpeza das suas roupas e utensílios”, vai ser atribuído “um uso turístico e de promoção, ao mesmo tempo que os habitantes vão poder continuar a usá-lo”.

“Das dezenas de tanques que ali existiam, restam apenas nove unidades que ainda executam as suas funções e são actualmente utilizados”, apontou.

A nota da autarquia da Mealhada aludiu ainda ao facto de o automóvel ter ficado enraizado neste local desde os anos 80 do século passado, momento em que a Serra do Bussaco foi palco do Rally TAP Portugal (actual Rally de Portugal).