MÉDIO ARGENTINO: Alan Varela renova com FC Porto até 2030

O médio argentino Alan Varela prolongou contrato com o FC Porto até Junho de 2030, acrescentando mais duas temporadas ao anterior vínculo, oficializou ontem o terceiro classificado da edição 2024/25 da I Liga portuguesa de futebol.

Em comunicado, os ‘dragões’ deram conta da renovação de um dos seus capitães, cuja cláusula de rescisão progrediu de 65 para 75 milhões de euros (ME), tal como tinha sido revelado horas antes pelo presidente André Villas-Boas, em declarações aos jornalistas.

Alan Varela chegou ao FC Porto no verão de 2023, proveniente dos argentinos do Boca Juniors, num negócio avaliado em oito ME, e afirmou-se de imediato nas opções iniciais, somando dois tentos e seis assistências em 88 jogos ao longo das últimas duas épocas.

O médio, de 23 anos, foi mesmo o jogador ‘azul e branco’ com mais presenças (44) nas diversas competições em 20-24/25, tendo logrado uma Supertaça Cândido de Oliveira, já depois de ter vencido uma Taça de Portugal na sua época de estreia no futebol europeu.

Formado no Boca Juniors, ao serviço do qual conquistou um campeonato, uma Taça da Argentina, duas Taças da Liga e uma Supertaça entre 2020 e 2023, Alan Varela junta-se ao avançado Rodrigo Mora entre as renovações recentemente efetuadas pelo FC Porto.

Entretanto, André Vil-las-Boas, presidente do FC Porto, confirmou ontem que os ‘dragões’ estão em negociações avançadas pelo médio espanhol Gabri Veiga.

“Não queríamos entrar em loucuras, queremos ser comedidos. É um grande talento jovem e europeu, com grande proximidade por ter nascido em Pourriño e esperamos levar a bom porto as negociações. Temos autorização do Al Ahli para falar com o jogador, que demonstrou a sua vontade. Ele abdica de 90 por cento do salário para jogar no FC Porto. Tudo isto é louvável. Muitos jogadores tomam opções para adquirem ganhos financeiros com as transferências e ele fez movimento inverso”, disse Villas-Boas.