MÉDIO ORIENTE: Israel pede evacuação de Gaza. Mata nove a sul

Pelo menos nove pessoas morreram hoje em vários ataques israelitas no sul da Faixa de Gaza, numa altura em que, pouco antes, o exército de Israel apelou à evacuação de várias zonas da capital do enclave.

Segundo a agência oficial de notícias palestiniana, Wafa, que cita fontes médicas no local, pelo menos quatro habitantes de Gaza perderam a vida num bombardeamento contra um ponto de carregamento de telemóveis em Khan Yunes.

As equipas de resgate do enclave também recuperaram o corpo de uma pessoa após um bombardeamento noutro ponto da cidade. Outras quatro pessoas morreram num ataque perto de uma zona de distribuição de ajuda em Rafah, segundo a Wafa.

Hoje, a Fundação Humanitária para Gaza, o grupo apoiado pelos EUA e Israel para distribuir ajuda no enclave, disse que os seus centros de distribuição estão de novo fechados até nova ordem.

Nos primeiros oito dias de funcionamento, apresentado por Israel como a única forma de impedir que o Hamas beneficie da distribuição de ajuda, cerca de uma centena de habitantes de Gaza morreu. As mortes deveram-se, segundo testemunhas, ao fogo israelita contra quem se aproximava dos pontos.