MEIA-MARATONA: Dinday e Chepkwony venceram em Lisboa
Emanuel Dinday e Cynthi Chepkwony venceram, domingo, a meia maratona de Lisboa, nas vertentes masculina e feminina.
O atleta natural da Tanzânia completou o percurso em 1h00m30s, superando o etíope Mikiyas Shirtaga, que terminou a prova em 1h01m-55s.
Rui Pinto, atleta do Sporting, foi quinto e o melhor português, com o tempo de 1h02m39s.
No feminino, vitória para a queniana Cynthi Chepkwony, com 1h07m 20s, tendo batido seu recorde pessoal.
Solange Jesus, atleta do SC Braga, foi a melhor portuguesa com 1h12m 48s.
A prova ligou a Ponte Vasco da Gama ao Terreiro do Paço.
Entretanto, a Maratona de Lisboa vai estrear já no próximo sábado um novo percurso de 42 km, com partida em Carcavelos, passagem pelo Concelho de Oeiras e chegada a Lisboa, numa prova que contará com cerca de 15 mil atletas.
A prova oficial do calendário da Federação Internacional de Atletismo vai trazer “um número nunca antes visto” à capital portuguesa, segundo Carlos Móia, presidente executivo do Maratona Clube de Portugal, graças a uma parceria com a Maratona de Londres.
“A Maratona de Lisboa tem um percurso novo e pela primeira vez na história das maratonas em Portugal temos inscrições à volta das 15 mil pessoas. Tínhamos há anos cerca de sete mil inscritos, mas este aumento deve-se à grande parceria que fizemos com a Maratona de Londres, que, para 55 mil atletas, tem mais de um milhão de inscrições”, destacou o dirigente.
Carlos Móia sublinhou que a concretização da parceria foi muito difícil, “porque a Maratona de Londres é muito exigente e isso obrigou a fechar as inscrições nas 15 mil pessoas”.
A partida da Maratona de Lisboa está agendada para as 08:00 de sábado, seguindo a prova para Cascais e depois para a Praça do Comércio, num trajecto sempre junto ao mar e que une os municípios de Cascais, Oeiras e Lisboa, todos representados na conferência de apresentação do evento.

