TORRES VEDRAS. Meio milhão de pessoas encheram as ruas durante os cinco dias dos festejos de Carnaval

Meio milhão de pessoas encheram as ruas de Torres Vedras nos cinco dias dos festejos de Carnaval este ano, segundo o balanço da organização.

“O São Pedro ameaçou, mas a folia falou mais alto e o Carnaval de Torres Vedras voltou a ser um sucesso, com cerca de 500 mil pessoas que encheram as ruas da cidade”, refere a empresa municipal Promotorres, que organiza o evento, em nota de imprensa hoje divulgada.

Entretanto, durante os dias de Carnaval em Torres Vedras, a PSP registou 36 crimes associados ao evento, quando em 2024 foram 23, de acordo com dados enviados à agência Lusa por aquela força policial.

Segundo a PSP, “os números registados encontram-se em linha com os verificados em anos anteriores, não existindo nenhum fenómeno que mereça especial atenção”.

Ao longo dos vários dias dos festejos, 1.500 profissionais de segurança, saúde e socorro trabalharam para dar resposta às ocorrências, auxiliados por 16 câmaras de videovigilância e pelo Posto Médico Avançado, com médicos e enfermeiros.

Todas as noites, as ruas e praças, bares e discotecas da cidade encheram-se de foliões para se divertirem pela noite dentro ao som da música de Carnaval.

O Carnaval de Torres Vedras terminou com a cerimónia do Enterro do Entrudo e fogo-de-artifício, que foi adiada de quarta para quinta-feira à noite devido às condições meteorológicas.

Este ano, o orçamento foi de 1,1 milhões de euros, estimando que tenha gerado receitas de, pelo menos, 12 milhões de euros na economia local.

Em 2023, o Carnaval de Torres Vedras foi inscrito no Património Cultural Imaterial Nacional por ser considerado ‘o mais português de Portugal’ e se manter fiel às tradições do Entrudo português.

O município de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, está a preparar a candidatura do Carnaval a património imaterial da UNESCO, cujo dossiê deverá ser entregue até 15 de Março.