MONTALEGRE. Médicos recebem incentivo mensal de mil euros, habitação e pagamento de despesas
A Câmara de Montalegre criou um pacote de medidas para fixar médicos que inclui um incentivo mensal de mil euros, apoio à habitação, pagamento de despesas como energia e água e entrada gratuita em equipamentos municipais.
O regulamento municipal de atribuição de incentivos à fixação de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde de Montalegre foi publicado hoje, no Diário da República (DR), e entra em vigor na segunda-feira.
“É uma necessidade que nós tínhamos obrigatoriamente de atender, sendo certo que alguns dos médicos a prestar serviço no centro de saúde aproximam-se, nos próximos dois anos, do período de reforma. Era necessário acautelar o futuro”, afirmou Fátima Fernandes, presidente da Câmara de Montalegre.
Por isso, o município entendeu que era oportuno criar apoios para que os médicos se fixem neste concelho de Vila Real.
“Desde logo um apoio que é significativo à remuneração, mas também a atribuição de uma casa, se os médicos assim entenderem, e ainda um apoio extraordinário para fazerem a urgência. Penso que estes apoios são atractivos para que jovens médicos perspectivem ficar neste concelho e venham para o centro de saúde exercer a sua atividade”, salientou.
Os benefícios incluem um incentivo de mil euros mensais, a conceder a cada médico para comparticipar nas despesas inerentes à prestação da sua actividade profissional, bem como um apoio extraordinário para trabalho no serviço de urgência básico.
O regulamento especifica que, caso realize um mínimo de 48 horas de trabalho ao mês, em contexto de urgência e em horas definidas como extraordinárias, nomeadamente noites, fins-de-semana ou feriados, o valor do incentivo será de 500 euros. Já se o médico realizar um mínimo de 96 horas de trabalho extraordinário, o valor será de 750 euros.
O clínico pode ainda usufruir de uma casa de função disponibilizada pelo município, na qual se incluem as despesas (água, electricidade e gás) ou, em alternativa, pode optar por receber um subsídio de moradia para arrendamento mensal em Montalegre.
Terá ainda acesso gratuito ao ginásio, piscinas, isenção no pagamento de taxas relactivas a licenças de construção, beneficiação e ampliação de habitação própria e permanente, e ainda à disponibilização de viatura para a realização das visitas domiciliárias sempre que se justifique.