MOREIRENSE, 1 — FC PORTO, 2: Gül selou reviravolta suada dos ‘dragões’

O golo de Deniz Gül a consumar a reviravolta nos instantes finais ditou segunda-feira a vitória do FC Porto por 2-1, perante um Moreirense combativo e organizado, no encerramento da nona jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Compacta a defender, a equipa da vila de Moreira de Cónegos inaugurou o marcador aos 18 minutos, por Alanzinho, e controlou a vantagem com segurança até os ‘dragões’ empatarem, num penálti convertido por Samu, aos 45+4, e crescerem ofensivamente na segunda parte, com várias ocasiões a antecederem o cabeceamento subtil, aos 88, do avançado sueco, saído do banco aos 73.

Com o triunfo suado no concelho de Guimarães, a equipa treinada por Francesco Farioli respondeu ao desaire perante o Nottingham Forest (2-0), na Liga Europa, segurou a liderança isolada do campeonato, com 25 pontos, mais três do que o vice-líder, Sporting, e quebrou a invencibilidade caseira dos minhotos, que caíram para o sexto lugar, com 15 pontos.

Com Gabri Veiga de regresso à titularidade, por troca com Pablo Rosario, o FC Porto da primeira parte raramente esteve inspirado para contornar a organização defensiva do Moreirense, com três linhas de jogadores muito próximas a protegerem a baliza à guarda de André Ferreira.

No final do jogo, Francesco Farioli, treinador do FC Porto, afirmou: “Sabíamos que era difícil jogar aqui. O Moreirense tinha vencido todos os jogos aqui, num campo não muito grande. É um campo onde é preciso maximizar todas as oportunidades de que dispomos.”

“Estamos a entrar numa fase diferente. As equipas já temem o FC Porto e começam a defender cada vez mais atrás. No início [da época], as equipas tinham mais disponibilidade para nos pressionar. É normal que os jogos fiquem mais equilibrados. Temos de continuar a trabalhar o nosso processo”, prosseguiu.

E concluiu: “Estou muito contente com o Deniz [Gül]. Ele precisa de ter confiança. Está a ter cada vez mais minutos e justificou hoje a aposta com o golo para ganharmos.”