MT. VERNON: Faleceu Manuel de Albuquerque, respeitada figura do associativismo português

Faleceu aos 89 anos de idade uma das mais respeitadas figuras comunitárias portuguesas do condado nova-iorquino de Westchester. Manuel de Albuquerque faleceu dia 8 de Setembro de 2022 no Calvary Hospital, em Bronx.

Natural de Mareco, Penalva do Castelo, onde nascera a 15 de Novembro de 1932, filho de Ana de Lemos de Albuquerque e de António de Albuquerque, frequentou a Escola Industrial de Viseu graças à ajuda de um tio emigrado na América.

Aos 24 anos, em 1957, emigra também para os EUA, onde frequenta o Interboro Institute, em Manhattan. Iria trabalhar durante 26 anos no sector da indústria de exportação na cidade de Nova Iorque. Chegou, juntamente com a esposa, a ter uma agência de viagens em Mount Vernon, a “Popular Travel Agency”.

Esteve casado 51 anon com a esposa Lurdes e foi sempre uma pessoa muito devotada à família – tendo ainda duas filhas, Linda e Diane, para além de um grande espírito de generosidade.

Habilidoso, em casa era carpinteiro, canalizador, electricista, pintor, jardineiro e muito mais…  

O amor que nutria pelas suas origens levou-o a tornar-se um elemento muito activa na comunidade portuguesa durante mais de quatro décadas. Em 1974, ajudou a fundar a “Escola Infante D. Henrique” no Portuguese-American Club Mt. Vernon, para promover o ensino do português às gerações mais novas. Foi ainda instrumental para a criação da Portuguese Civic Association of the State of New York, tendo ainda feito parte de direcções tanto no PAC, como nos clubes de New Rochelle e Tarrytown, dando ainda o seu contributo para a American Foundation for the Charities of Portugal.

Em 1989, a Associação Cívica Portuguesa do Estado de Nova Iorque atribuíu-lhe o título de “Homem do Ano”; em 2018, a Câmara de Mount Vernon também o reconheceu com uma Proclamação pelo seu envolvimento cívico.

Manuel de Albuquerque deixa de luto a esposa Lurdes, as filhas Linda DeAlbuquerque (Robert) e Diane Capurso (John) e a neta Lauren Rose. Sobrevivem-lhe ainda o irmão Álvaro (Júlia), sobrinhos José A. Tavares e Antonio Albuquerque (Maísa) e sobrinhas Christine DeAlbuquerque (Paul) e Ana D. Alemão (Gabriel); também choram a sua morte vários outros familiares, como os sobrinhos-netos Vanessa, Matthew e Leah, Catarina e Gonçalo, Bernardo, Rodrigo e Mariana e Godson, Anthony Gomes. E as irmãs Maria Cristina DeAlbuquerque e Elisa Tavares e o cunhado José Tavares.

Em vez de flores, agradecem-se donativos em sua memória para a Alzheimer’s Association (alz.org) ou para o Calvary Hospital (calvaryhospital.org).

O seu velório realiza-se quarta-feira, 14 de Setembro, das 4:00 PM às 8:00 PM, na Yannantuono Burr Davis Sharpe Funeral Home (584 Gramatan Avenue, Mt. Vernon, NY 10552); no dia 15 haverá missa em sua memórias pelas 10:00 AM, na Holy Name of Jesus Church (2 Broadway, Valhalla, NY 10595); segue-se o funeral, para o Kensico Cemetery (273 Lakeview Ave.,

Valhalla, NY 10595).