MUNDIAL 2026: Vitórias frente à República da Irlanda e Hungria podem valer qualificação
Portugal continuou ontem a preparar a recepção de sábado à Irlanda com mais um treino, num estágio em que, até agora, tem estado na máxima força para o jogo da fase de apuramento para o Mundial2026 de futebol.
O estágio arrancou na terça-feira, e o seleccionador Roberto Martínez contou com todos os 25 jogadores convocados.
Antes dos trabalhos terem começado, o treinador espanhol foi obrigado a fazer uma alteração nas suas escolhas, com o lateral Nuno Tavares a entrar para o lugar do médio João Neves, lesionado.
Portugal recebe a República da Irlanda amanhã, sábado, e a Hungria, três dias depois, no dia 14, em dois encontros marcados para o Estádio José Alvalade, em Lisboa, e que têm início agendado para as 19:45 locais.
No arranque da qualificação, Portugal foi a Erevan golear a Arménia, por 5-0, seguido de novo triunfo em Budapeste perante a Hungria, por 3-2.
A selecção lusa lidera o Grupo F com seis pontos, mais três do que a Arménia, enquanto húngaros e irlandeses somam apenas um, resultante do empate entre ambos.
Portugal pode garantir já o apuramento e assegurar a nona presença em Mundiais, a sétima seguida, caso vença os dois encontros e se Arménia não triunfar em nenhuma das suas partidas (Hungria, em Budapeste, e Irlanda, em Dublin).
O vencedor do grupo assegura automaticamente um lugar no torneio que se vai disputar no próximo ano nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e que pela primeira vez vai ter 48 selecções.
Já o segundo colocado terá de disputar os ‘play-offs’ de apuramento.
Tudo aponta para novo triunfo luso no Grupo F, embora a Irlanda tenha um historial de complicar a vida a Portugal – a prova disso aconteceu no apuramento para o Mundial2022, no Estádio Algarve, em que foi preciso um ‘milagre’ nos últimos minutos, com Cristiano Ronaldo a assinar um ‘bis’ e a assegurar um triunfo já quase impossível por 2-1.
Depois de ter sido determinante nos jogos de Setembro, com dois golos e uma assistência, incluindo o tento que deu o triunfo em Budapeste, João Cancelo é a grande baixa na formação de Roberto Martínez, devido a lesão, assim como João Neves, que ainda chegou a ser convocado, mas acabou por ser excluído do estágio e rendido pelo lateral Nuno Tavares.
Isto abre uma vaga no lado directo da defesa portuguesa, com Diogo Dalot a aparecer como principal candidato ao ‘onze’, embora Nelson Semedo e também Matheus Nunes possam ser surpresa no duelo com os irlandeses.
O jogador do Manchester City está de regresso à selecção nacional, após mais de um ano de ausência, assim como Semedo, que falhou os jogos de Setembro devido a problemas físicos, juntamente com Rafael Leão, de volta ao convívio da ‘elite’ nacional.

