NÃO FALTA O CALDO VERDE NO MENU DE UM DOS MAIS ANTIGOS RESTAURANTES DA AMÉRICA, FUNDADO HÁ 126 ANOS POR EMIGRANTE

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

A uma hora de São Francisco, um dos mais importantes centros urbanos dos Estados Unidos, está o ‘Duarte’s Tavern’. É um espaço icónico no roteiro gastronómico da Califórnia, com a cozinha a funcionar desde 1894 e referência em todas as publicações de culinária e viagens do país.

O restaurante, na principal rua de Pescadero (população: 643), uma localidade rural à beira-mar no condado de San Mateo, na zona central do ‘Estado Dourado’, deve os seus 126 anos de existência aos Duarte, uma família portuguesa que já conta 4 gerações americanas.

O emigrante Francisco (Frank) Duarte e a mulher deixaram a ilha do Faial, Açores, no final do século XIX, rumo à América, numa embarcação para a pesca da baleia; teriam entrado pelo porto de New Bedford, em Massachusetts, mas, mais tarde, atraídos pela corrida ao ouro, acabaram na Califórnia. “Foi o meu avó Frank quem, em 1894, comprou este edifício por 12 dólares, tendo feito o pagamento em ouro”, conta o neto, Ron Duarte, que agora gere o restaurante. “No início era bar e barbeiro ao mesmo tempo. Quando a lei seca foi instituída, em 1918, ele resolveu reformar-se; quando, em 1932, a proibição foi levantada, um tio meu e o meu pai resolveram tomar conta do negócio”.

A família Duarte é citada no livro ‘The Azorean Portuguese of Southern Marin’, com selo da Arcadia Publishing, cuja autoria é de uma luso-americana com elos familiares – Heath de Fount (da Fonte Garcia)-Haberlin, sétima geração de portugueses em São Francisco – cujos antepassados também emigraram de Porto Pim, Horta, no Faial, rumo ao Novo Mundo, em 1878.

O restaurante ganhou novo ímpeto por volta de 1941, com a construção da Highway 1 e os seus operários a recorrerem à ‘Duarte’s Tavern’ para comer. Mais tarde os turistas descobriram o espaço… “Quando o meu pai faleceu em 1961, eu e a minha mãe resolvemos expandir o restaurante”, conta.

Duarte diz que grande parte do menu deriva de velhas receitas da família, “à moda portuguesa, incluindo o caldo verde, que aqui servimos”.

A ligação dos Duarte ao espaço é tão próxima, que o actual proprietário, Ron Duarte, continua a viver no apartamento por cima do restaurante…

Ron acredita que o êxito do ‘Duarte’s Tavern’, que surge com frequência em piblicações de todo o mundo, tem a ver “com as nossas sopas. São das melhores por aqui, e sempre consistentes, graças aos ingredientes frescos que utilizamos na sua confecção”.

Nestes tempos de pandemia, o restaurante funciona às segundas, quartas e quintas do meio-dia às 3:00 da tarde e às sextas, sábados e domingos do meio-dia às 7:00 pm.

Um dos seus momentos de glória recua ao ano de 2003, quando a James Beard Foundation lhe atribuiu o prémio de Melhor Restaurante na categoria ‘American Classic’.

🍽DUARTE’S TAVERN

Onde fica?

202 Stage Road

Pescadero, CA 94060

☎️(650) 879-0464

www.duartestavern.com