NASA E SPACE X: Viagem para estação espacial foi um sucesso

Como estava planeado, a equipa de astronautas a bordo da cápsula ‘Crew Dragon’ chegou à Estação Espacial na passada terça-feira por volta das 11:00 pm da Costa Leste dos Estados Unidos. 

Depois da acoplagem, um processo lento por exigir grandes cuidados e precisão, foram necessárias algumas horas para estabilização e equalização da pressão entre a Estação Espacial e a ‘Crew Dragon’. 

Só depois foram abertas as duas escotilhas.

Os quatro astronautas que viajaram na ‘Crew Dragon’ juntaram-se aos três ocupantes actuais da Estação orbital e foi realizada uma pequena cerimónia com algumas declarações oficiais, desta vez sem incidentes. 

Recorde-se que na chegada da missão De-mo-2 , entre abraços e cumprimentos, Douglas Hurley bateu com a cabeça e chegou a sangrar.

Os planos iniciais da NASA e da SpaceX previam o lançamento da missão história para 31 de Outubro. 

No entanto, um problema relacionado com os motores do Falcon 9, o mesmo que foi encontrado na primeira tentativa de lançamento da missão GPS III-SV04 da US Space Force e no foguetão que seria usado para lançar o satélite Sentinel-6, levou a um adiamento para o dia 14 de Novembro.

Os ventos fortes que se faziam sentir em Cabo Canaveral fizeram com que a missão fosse novamente adiada para 15 de Novembro. 

Três minutos depois, a 90 quilómetros de altitude e quando o Falcon 9 atingiu uma velocidade de sete mil quilómetros por hora, o primeiro estágio do foguetão separou-se, regressando à Terra e aterrando na plataforma “Just read the instructions”, da SpaceX, no oceano Atlântico.

O primeiro voo orbital licenciado pela Federal Aviation Administration, depois dos testes realizados em Março, levou a bordo três astronautas da NASA e um da Agência Espacial Japonesa. 

Mas na bagagem seguiu também um pequeno bebé Yoda, um boneco da série Mandalorian da Disney, que tem encantado as redes sociais.

Para além do efeito “fofinho”, o peluche desempenha também uma missão de mostrar quando é que o ambiente da nave está em microgravidade, o que é feito normalmente com um objecto deixado solto na cápsula. 

Na Demo-2  Doug Hurley levou um pequeno dinossauro chamado Tremor que tinha sido escolhido pelos seus filhos.

A equipa tem pela frente uma missão de seis meses na ISS, onde vai realizar várias experiências científicas em microgravidade, juntando-se aos três astronautas que estão na Estação e formando pela primeira vez um grupo de sete cientistas a bordo da estação orbital que recentemente celebrou o vigésimo aniversário como “casa” dos humanos fora de órbita.