NAVIO-ESCOLA “SAGRES” FARÁ VIAGEM HISTÓRICA AOS ESTADOS UNIDOS PARA OS 250 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA EM 2026
• Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque
O navio‑escola “Sagres”, da Marinha Portuguesa, fará uma viagem histórica aos Estados Unidos como parte das celebrações do “Semiquincentenário” (250 anos de independência da América), integrando o programa oficial “Operation Sail” (também conhecido como “OpSail”) e “Sail250® America” [ https://www.sail250.org ].

O Navio-Escola “Sagres”, da Marinha Portuguesa

Os portos de paragem da fragata OpSail 2026
A grandiosa parada de navios “Operation Sail 2026” a longo da costa atlântica incluirá os portos das cidades de Boston (Massachusetts), Nova Iorque, Baltimore (Maryland), Norfolk (Virgínia) e Nova Orleães (Luisiana) – muito embora a “Sagres” só venha a aportar em, Boston, Nova Iorque e Norfolk.
Espera-se que milhares de visitantes tenham abertura para visitar o navio durante as escalas, seguindo o modelo de “OpSail” anteriores, com centenas de navios turísticos, demonstrações militares e passeios educativos.

A “Sagres” costuma atrair imensa atenção das comunidades luso‑descendentes, reforçando os laços culturais, como ocorreu em visitas anteriores; a sua 1.ª paragem na América deu-se em 1976, precisamente para o Bicentenário dos EUA, voltando em 2000 para a regata “Tall Ships 2000”, em 2010 no âmbito da sua volta ao Mundo e em 2015.
A “SAGRES” EM NOVA IORQUE
O conhecido Navio-Escola da República Portuguesa vai estar atracado na baía de Nova Iorque entre 3 e 9 de Julho de 2026, com um alargado programa de actividades.
No dia 3 de Julho, já na baía de Nova Iorque, as embarcações darão as boas-vindas a visitantes, que, no caso da “Sagres”, serão recebidos pelo Capitão‑de‑fragata José Eduardo de Sousa Luís. Nesta dia, haverá uma regata no East River com as embarcações mais pequenas (a excluir a “Sagres”).

No feriado de 4 de Julho, a “Sagres” incorpora-se então naquela que será a maior regata de veleiros do mundo, a percorrer o rio Hudson entre a Ponte Verrazzano e a George Washington.
Os dias 5, 6, 7 e 8 preencher-se-ão com visitas aos veleiros e actividades diversas.
A “Sagres” deixará a baía de Nova Iorque dia 9 de Julho em direcção a Boston, onde é aguardado de 11 a 16 do mesmo mês.
- Como parte do evento “Sail250 Virginia”, estará ainda na parada de veleiros em Norfolk, entre 19 e 23 de Junho.
- Os interessados em seguir a viagem da “Sagres” aos Estados Unidos em 2025, deverá ficar atento ao calendário da OpSail/Sail250 America, que divulgará programação do público e visitas abertas.
- Em 62 anos de serviço a Portugal, a “Sagres” já levou a bandeira da Marinha Portuguesa a 62 países, 17 portos nacionais e 266 portos e fundeadouros estrangeiros.