Nevoeiro e sistema inoperacional voltam a cancelar voos no Aeroporto do Porto
O nevoeiro aliado à inoperacionalidade temporária do sistema de aterragem por instrumentos (ILS), devido às obras em curso no Aeroporto do Porto, levaram novamente hoje a atrasos e ao cancelamento de vários voos.
Segundo a página na Internet da ANA – Aeroportos de Portugal, entre as 06:10 e as 12:00 (locais), foram cancelados quase duas dezenas de voos, entre aterragens e descolagens, assim como se registam atrasos em diversos voos. Quatro voos tiveram que divergir para outros aeroportos.
A mesma situação já se tinha verificado na segunda-feira, 26 de Maio, dia em que a NAV Portugal adiantou à agência Lusa que o nevoeiro que se fez sentir nessa manhã na zona do Porto “teve algum impacto nas operações no Aeroporto Sá Carneiro, com registo de divergências nas primeiras duas horas de operação”.
“Importa sublinhar que o sistema de aterragem por instrumentos do Aeroporto do Porto se encontra temporariamente fora de serviço de forma programada devido às obras em curso naquela infraestrutura”, indicou então a empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo.
Na segunda-feira, a NAV explicou que “a conjugação entre a indisponibilidade temporária do ILS e as condições de visibilidade reduzida explica as restrições verificadas” naquele dia, o que hoje se voltou a verificar.
A NAV disse ainda que a situação no Aeroporto do Porto “foi comunicada atempadamente a todos os operadores aéreos e enquadra-se no planeamento habitual para este tipo de intervenções”.
As obras estão previstas decorrerem até Fevereiro de 2026.
Foram anunciadas pela ANA a 27 de Maio de 2024, numa empreitada que demoraria 19 meses e teria um investimento de 50 milhões de euros.