NEW JERSEY. Impostos médios sobre a propriedade excedem os 10.000 dólares

A conta média relativa aos impostos sobre a propriedade de New Jersey ultrapassou os 10 mil dólares pela primeira vez em 2024. Estes dados tornaram-se públicos no resumo do “Orçamento em Breve” do governador Phil Murphy sobre o seu plano de despesas anuais de 58,1 mil milhões de dólares para o ano fiscal que começa a 1 de Julho. Os residentes de New Jersey pagam agora, em média, $10,095 em impostos sobre a propriedade, de acordo com novos dados de 2024 fornecidos pelo Departamento de Assuntos Comunitários do estado.

O valor é significativo porque excede o limite para a dedução do imposto federal sobre o rendimento para impostos estaduais e locais, conhecido como SALT. Qualquer valor acima do limite de 10 mil dólares representa um custo directo para os proprietários de imóveis, porque o governo federal não oferece qualquer redução fiscal correspondente.

Murphy, em parceria com o Legislativo, forneceu mais do dobro do alívio directo no imposto sobre a propriedade do que qualquer administração anterior através de programas como o ANCHOR, Senior Freeze e Stay NJ”, disse a porta-voz de Murphy, Stella Porter.

Ainda assim, alguns legisladores estaduais disseram que o governador deveria ter feito mais ao longo dos seus quase oito anos no cargo para reduzir a carga sobre os contribuintes.

“Se realmente quer levar a sério o alívio do imposto sobre a propriedade, volta a priorizar as suas prioridades de despesa e dedica mais dinheiro do estado ao alívio do imposto sobre a propriedade”, disse o senador De-clan O’Scanlon, um republicano de Little Silver e director de orçamento do seu partido, numa entrevista por telefone. A conta média na sua cidade natal, no condado de Monmouth, em 2023, foi de 15.535 dólares, de acordo com os dados estaduais.

Em 2017, o presidente Donald Trump promulgou o tecto de 10 mil dólares para o SALT, que se revelou imediatamente impopular em estados como New Jersey, Nova Iorque e Connecticut, onde os valores dos imóveis e os impostos são elevados.

A conta média de impostos sobre a propriedade no Estado Jardim em 2024 foi cerca de 14% superior à de 2018, o primeiro ano de Murphy no cargo. Foi 3% superior à média de 2023.

“Sejamos honestos: para muitas famílias, o alívio fiscal serve apenas para compensar o fardo dos custos crescentes”, disse Murphy aos legisladores em Trenton, a 25 de Fevereiro, quando apresentou o seu plano de depesas.

Numa entrevista, o senador John McKeon, um democrata de West Orange, destacou os mais de 275 milhões de dólares de redução de impostos propostos por Murphy “para aqueles que mais precisam”, incluindo idosos, veteranos e pessoas com deficiência.

“Acho que fomos muito sensíveis a isso”, disse McKeon. Notou, no entanto, que os 564 municípios do estado – a maioria com os seus próprios sistemas escolares, departamentos de bombeiros e polícia, obras públicas e outros serviços – poderiam beneficiar de acordos cooperativos para reduzir os custos.

“É aí que poderia realmente haver alguma poupança razoável, através de uma consolidação”, disse McKeon, cuja conta de impostos da cidade natal em 2023 foi de 15.779 dólares. “As pessoas em New Jersey gostam da identidade das cidades em que vivem – e sabe, isso tem um custo.”