NEWARK. Banda Filarmónica N.ª Senhora de Fátima celebra 50.º aniversário com festa marcada por homenagens

por ANGÉLICA PINTO | Newark, NJ

A Banda Filarmónica Nossa Senhora de Fátima (B.F.N.S.F.), de Newark, NJ, comemorou no passado sábado, 22 de Novembro, o seu 50.º aniversário, reunindo dezenas de pessoas no salão paroquial da igreja que lhe dá nome. O ambiente foi de festa, emoção e forte união comunitária, num tributo à persistência e dedicação de várias gerações de músicos luso-americanos.

Fundada em 1975 pelos emigrantes António J. Cirne, José Rebimbas, José Valente e Francisco Gonçalves, a banda tornou-se, ao longo das últimas cinco décadas, um dos mais importantes símbolos culturais da comunidade portuguesa em Newark.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A noite começou com uma actuação da B.F.N.S.F, dirigida pelo maestro Kevin Resendes

A noite começou com uma actuação especial da banda aniversariante, arrancando aplausos de uma plateia que enchia o salão. Seguiu-se a bênção dos alimentos, dada pelo Padre António Ferreira, e depois o discurso de agradecimento de Manuel Cirne, filho do fundador António J. Cirne. Nas suas palavras, Manuel expressou profundo orgulho ao dirigir-se ao maestro Kevin Resendes, sublinhando a alegria de ver “continuar o sonho do meu pai”, iniciado com esforço e sacrifício, mas que hoje ainda mostra frutos por continuar vivo.

Kevin Resendes, maestro da B.F.N.S.F., partilhou com o jornal Luso-Americano a importância desta data e o compromisso de preservar o projecto: “É muito importante continuarmos a manter viva a Banda N.S. de Fátima porque as pessoas sempre dizem que é uma pérola da comunidade. Sem tentarmos, acaba por terminar… O meu trabalho é não deixar isso acontecer. É algo muito bonito e não pode acabar. Para mim é muito especial”.

A comemoração dos 50 anos incluiu também homenagens a vários membros pela sua dedicação à banda: Edgar Rego foi distinguido pelos 10 anos de banda; Steve Santos e Ruben Martins pelos 15 anos; David Matos pelos 30 anos desde que se juntou ao grupo; Ana Silva recebeu o reconhecimento de Membro do Ano; Francisco Silva foi distinguido como Músico do Ano, pela sua notável evolução; e Pedro Palhinha recebeu o Band Appreciation Award – alguém que, não sendo músico, apoia incansavelmente o trabalho da banda.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Vários elementos foram homenageados pelos seus anos de dedicação continua

O vereador do Bairro Leste, Michael Silva, destacou a importância de recordar aqueles que mais contribuíram para a história da comunidade portuguesa em New Jersey. Nesse âmbito, prestou homenagem póstuma a António J. Cirne. Os familiares deste agradeceram emocionados e sublinharam ainda presença de nove membros originais da banda de 1975, bem como de tios e descendentes dos fundadores, pilares essenciais nos primeiros anos da sua existência.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Michael Silva fez uma homenagem póstuma a António J. Cirne

Durante a cerimónia, Michael Silva entregou ainda uma bolsa de estudo ao jovem músico André Rodrigues – a primeira de uma iniciativa que pretende repetir anualmente em diferentes organizações comunitárias. André destacou-se tanto pela evolução dentro da banda como pelo seu empenho fora dela, integrando a concert e jazz band do Kearny High School e ajudando professores a ensinar alunos mais jovens.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador do Bairro Leste entregou ainda uma bolsa de estudo a André Rodrigues

Actualmente, com cerca de 30 elementos, a Banda Filarmónica N.ª Senhora de Fátima continua associada à paróquia de Newark, onde realiza os seus ensaios. Ao longo dos anos, tem marcado presença nos principais eventos da comunidade, desde o Desfile do Dia de Portugal na Ferry Street até numerosas procissões e celebrações religiosas.