NEWARK. Inauguração de escola novamente adiada. Para quando a abertura de portas?
A abertura e inauguração da nova escola profissional no Ironbound, a Newark High School of Architecture & Interior Design, localizada no antigo espaço do Hospital Saint James, foi novamente adiada.
Depois de ter sido anunciada em 2021, a escola primeiramente deveria ter sido inaugurada em 2022, passando posteriormente para 2023. Seria finalmente aberta em 2024 com o início deste novo ano lectivo, mas devido a vários problemas foi novamente alterada.
Segundo os responsáveis, ainda acontecerá neste ano lectivo, mas pelo decorrer das obras avisam já que as perspectivas não são as melhores.
Na base deste atraso, estão agora possíveis disputas legais que levaram o Conselho Escolar a coordenar esforços, que se tornaram dispendiosos e que envolveram empresas legais. Isto originou polémica – mais uma – devido aos valores pagos a estas empresas, fora dos parâmetros aprovados pelo conselho. Mas, o histórico de polémicas já é extenso.
Primeiro foram os contornos do lease – 160 milhões de dólares por 20 anos sem opção de compra do edifício no final do mesmo. O Conselho Escolar justificou o mesmo com os custos de construção de uma escola desse parâmetro.
Depois foram as disputas legais com o construtor, acusado de pagar salários abaixo dos estipulados pelos contratos do estado, mesmo tendo em atenção que sindicatos não estivessem envolvidos.
As obras decorrem agora, não a um ritmo possível de descortinar um final próximo, e as perguntas aumentam. Será que esta área de Newark precisa mesmo de uma escola profissional, com as escolas públicas super-lotadas?
Uma das vozes contra tem sido o sindicato de professores. John Abeigon, presidente e membro do mesmo, referiu: “Uma vez mais as nossas vozes não foram ouvidas. Temos escolas com lotação acima das previstas – o que tem um impacto nos níveis de proficiência – e esta escola, com todo o valor que uma escola profissional tem, não adiciona muito ao que o Condado de Essex e o Conselho Central do Condado de Hudson, preenchem quanto à necessidade de Newark de ensinar habilidades técnicas, como carpintaria e canalização; cujo básico também deve ser re-introduzido aos alunos das escolas primárias e secundárias”, referiu.
Segundo um porta-voz do distrito escolar “estamos extremamente entusiasmados com a abertura da Newark High School of Architecture & Interior Design e anunciaremos essa data à comunidade no momento apropriado”.
Para já a espera continua. Os residentes questionam vários pontos, nomeadamente a questão do estacionamento na área, quando a escola estiver em pleno funcionamento com cerca de mil alunos.