NEWARK LIBERTY AIRPORT. Iniciada construção do novo AirTrain

A Port Authorithy de Nova Iorque e Nova Jérsia deu oficialmente início, no dia 7 de Outubro (terça-feira), à construção do novo sistema Air-Train Newark – uma linha ferroviária elevada e automatizada com 4 quilómetros que irá substituir a actual infraestrutura no Aeroporto Internacional Newark Liberty.

O novo AirTrain, orçado em 3,5 mil milhões de dólares, tem como objectivo modernizar o acesso ao aeroporto, melhorar a experiência dos passageiros e preparar o aeroporto para o crescimento das próximas décadas. A inauguração está prevista para 2030.

Sistema actual é antigo e sobrecarregado

O actual AirTrain, inaugurado em 1996, está tecnologicamente ultrapassado, já não acompanha o volume crescente de passageiros e exige manutenção frequente. Quando foi inaugurado, o aeroporto servia cerca de 30 milhões de passageiros por ano. Em 2024, esse número chegou aos 50 milhões. A previsão é que a utilização do AirTrain cresça 50% até 2040, ultrapassando a capacidade do sistema actual, que serve cerca de 33 mil passageiros por dia.

O novo sistema terá capacidade para transportar 50 mil passageiros diários, ligando de forma mais eficiente os terminais, os parques de estacionamento, as zonas de aluguer de viaturas, e a estação ferroviária do aeroporto, com ligação directa às linhas da Amtrak e da NJ Transit.

Acesso melhorado ao Terminal A (e ao futuro Terminal B)

Uma das grandes melhorias será o acesso directo ao novo Terminal A, eliminando a actual caminhada de 15 minutos entre o terminal e a estação do AirTrain. Além disso, o trajecto foi projectado a pensar na construção de um futuro novo Terminal B, que irá substituir o terminal actual com mais de 50 anos.

Durante o processo de construção, o actual sistema continuará a funcionar com algumas interrupções temporárias ao longo de 28 meses, evitando os períodos de maior tráfego como o verão e as épocas festivas. A Autoridade Portuária irá ainda garantir ligações alternativas ao terminal existente através de passagens pedonais, autocarros e shuttles autónomos (já em teste, como vimos na noticia da pág. 10).

Infraestructuras modernas e preparadas para o futuro

Este projecto faz parte do “EWR Vision Plan, que inclui uma transformação completa do aeroporto: novos terminais, redes rodoviárias modernizadas e um sistema redesenhado para aumentar a eficiência das aeronaves e reduzir atrasos.

O novo AirTrain é considerado uma peça-chave desta transformação. 

“Este projecto vai muito além de substituir uma infraestrutura obsoleta”, afirmou Kevin O’Toole, presidente da Port Autority  . “Estamos a construir a capacidade, fiabilidade e experiência do cliente que milhões de viajantes vão exigir nas próximas décadas.”

O director executivo da entidade, Rick Cotton, acrescentou: “O novo AirTrain Newark é essencial para o futuro do aeroporto. Vai melhorar o acesso, apoiar o seu crescimento e integrar todos os elementos num sistema moderno e unificado.”

A construção está a cargo de várias empresas líderes na área:

• Doppelmayr, especializada em sistemas de transporte por cabo, irá conceber, construir, operar e manter o novo sistema automatizado;

• A empresa de engenharia Stantec foi escolhida para projectar o centro de manutenção e controlo e as ligações pedonais, além de coordenar a desactivação do sistema actual;

• A joint-venture Tutor Perini/O&G irá construir a estrutura ferroviária elevada e as três novas estações ao longo do trajecto.

Apoio político bipartidário

O projecto conta com o apoio de várias figuras políticas, incluindo o Governador Phil Murphy, os deputados federais Rob Menendez Jr. e LaMonica McIver, os senadores estaduais Teresa Ruiz e Renée Burgess, a deputada Eliana Pintor Marin, bem como os presidentes das câmaras de Newark e Elizabeth, Ras Baraka e Christian Bollwage.

“O aeroporto de Newark é a porta de entrada para a nossa região, e modernizar o sistema AirTrain é parte essencial do nosso compromisso em criar um aeroporto de classe mundial, à altura do nosso estado”, declarou o Governador Murphy.