NEWARK: LUSO-AMERICANO MICHAEL SILVA ELEITO VEREADOR PELO BAIRRO LESTE
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O luso-americano Michael Silva, que dia 9 de Junho completou 54 anos de idade, foi eleito terça-feira, 14 de Junho, vereador pelo Bairro Leste na cidade de Newark, estado de New Jersey. Silva havia já saído vencedor da primeira volta do escrutínio, no dia 10 de Maio, e teve um ex-chefe da polícia, Anthony Campos, como adversário político.
Com todas as mesas de voto contabilizadas, Silva obteve 1.509 votos e Campos 1.131; votaram, no Bairro Leste, nesta segunda volta, 2.640 eleitores.
Desde que a cidade de Newark, em referendo, adoptou o actual sistema de governação municipal, em 1954, o luso-descendente é apenas o 6.º vereador a representar a Ironbound e o 2.º de origem portuguesa. O antigo agente-detective de ligação à comunidade da Polícia de Newark vai substituir o português Augusto Amador, eleito em 1998 e que não se recandidatou; de 1954 a essa data, foram vereadores Phillip Gordon (1954–1968), Louis Turco (1968–1974), Finney J. Alati (1974) e Henry Martinez, 1974–1998.
Newark foi governada por um mayor e um conselho especial de 1836 a 1917 e, de 1917 a 1954, por uma comissão de cinco membros. Num referendo a 3 de Novembro de 1953, os moradores da cidade adoptaram o chamado ‘Faulkner Act’ como forma de governação, tendo o mesmo entrado em vigor a 1 de Julho do ano seguinte.
Presentemente, o Conselho Municipal inclui nove membros eleitos de forma apartidária para mandatos de 4 anos: há um vereador para os 5 bairros e outros 4 a representar a cidade no seu todo (vereadores-gerais).
🌐HONESTIDADE E ACESSIBILIDADE
Em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO logo após se conhecerem os resultados das eleições, o vereador-eleito Michael Silva disse que, se os pais estivessem vivos, “dir-me-iam quão orgulhosos estariam de mim. Mas, sobretudo, que lutasse sempre pela comunidade, que fosse honesto com as pessoas e que as minhas acções fossem sempre de coração.”
Silva garante, como vereador, “dedicar-me todos os dias de forma árdua à batalha para que as vidas de todos os nossos moradores sejam ainda melhores, mantendo-me sempre acessível.”
A unidade de restauração no Ironbound onde a campanha de Michael Silva comemorou a vitória, depressa se tornou, na terça à noite, numa constelação de estrelas políticas. Por lá passaram o candidato a congressista Robert Menendez Jr. (filho do senador federal Robert Menendez), a senadora estadual Teresa Ruiz, a deputada estadual Eliana Pintor-Marín, o comissário Robert Mercado e os vereadores Anibal Ramos e Luis Quintana – entre dezenas de apoiantes de todos os quadrantes.
🌐“VAMOS TRABALHAR EM CONJUNTO”
Para a deputada estadual Eliana Pintor-Marín, que representa o Distrito Eleitoral 29 em Trenton e desde cedo apadrinhou a campanha de Silva, “todo este esforço valeu a pena. Trabalhámos incansavelmente para obter este resultado. A eleição do Michael”, disse a legisladora ao jornal LUSO-AMERICANO, “é uma óptima oportunidade para a nossa comunidade. O vereador-eleito é uma pessoa muito honesta, que se preocupa genuinamente com os outros. Apesar de ser o início de uma nova etapa para ele, no fundo será a continuação do que ele já fazia, como agente-detective de ligação à comunidade, só que com muito mais responsabilidade.”
Pintor-Marín promete “trabalhar em conjunto na procura de soluções para os problemas que afectam o Bairro Leste e de que nos pudemos aperceber ao falar com os moradores durante a campanha, e que são transversais a todos: segurança, mais policiamento, limpeza das ruas, etc.”.
🌐CAMPANHA CUSTOU $475 MIL
Na óptica do assessor sénior de campanha Albert Coutinho, “hoje começa uma nova era política. Considero muito positivo para a comunidade portuguesa termos conseguido eleger alguém que vem do nosso seio, que conhece a fundo os aspectos culturais da nossa gente e os problemas que enfrentamos e que vai poder começar logo desde o dia em que tomar posse a trabalhar para melhorar ainda mais a qualidade de vida de todos.”
Coutinho faz questão de notar que a campanha de Michael Silva começou a formar-se em Setembro do ano passado. E acrescenta: “Apesar de nem sempre ter concordado com ele, há que dizer que isto não teria sido possível se o vereador Augusto Amador não tivesse tido o bom senso de saber afastar-se na altura certa e abrir caminho para que Michael avançasse”.
O vereador-eleito, nota Albert Coutinho, vai cumprir a promessa de criar uma equipa de trabalho diversa, a reflectir o mosaico étnico do Bairro Leste. “E fará mais: vai tentar activamente envolver mais portugueses em lugares de poder e responsabilidade, para melhor servir a nossa própria comunidade. Creio que isso será muito significativo.”
A campanha de Michael Silva investiu 475 mil dólares “para conseguir esta vitória, números, aliás, semelhantes aos da campanha do senhor Campos. O nosso candidato, contudo, venceu a disputa das ideias.”
A terminar, diz: “A comunidade em geral viu no Michael uma lufada de ar fresco, uma pessoa com ideias novas e um elemento competente. Honestamente, gostava de ver o senhor Campos não se afastar da vida pública, porque considero que ele também tem muito a dar à comunidade.”