NEWARK. Passageiro infectado com sarampo esteve no Aeroporto de Newark, autoridades emitem alerta

As autoridades de saúde de Nova Jérsia emitiram um alerta de sarampo para os viajantes que recentemente passaram pelo Aeroporto de Newark.

De acordo com o Departamento de Saúde de Nova Jérsia (NJDOH), um residente de outro estado visitou o aeroporto na semana passada enquanto estava infectado com a doença. Qualquer pessoa que tenha estado no Terminal B, entre as 2:15PM e as 5:30PM de domingo, 19 de Outubro, pode ter sido exposta ao vírus.

Até segunda-feira, não foram identificados casos adicionais relacionados com esta exposição, informaram as autoridades.

Os viajantes potencialmente infectados poderão desenvolver sintomas até 9 de Novembro, adiantou o NJDOH.

Os sintomas de sarampo incluem febre alta, tosse, corrimento nasal, olhos vermelhos e lacrimejantes, e erupção cutânea que geralmente surge três a cinco dias após o início dos primeiros sintomas. A erupção começa normalmente com manchas vermelhas planas na face, junto à linha do cabelo, que depois se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.

O vírus propaga-se facilmente pelo ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, podendo permanecer no ambiente até duas horas depois dessa pessoa sair do local. A infecção também pode ocorrer por contacto com muco ou saliva de um indivíduo infectado, explicaram as autoridades.

O sarampo pode causar complicações graves, como pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro), e em grávidas pode levar a abortos espontâneos, partos prematuros ou bebés com baixo peso à nascença, alertou o Departamento de Saúde.

“Qualquer pessoa que suspeite ter estado exposta ou que apresente sintomas deve contactar o departamento de saúde local ou o seu médico antes de se deslocar a qualquer unidade de saúde ou urgência”, aconselharam os responsáveis. “Podem ser feitos arranjos especiais para avaliação médica, de modo a proteger outros doentes e profissionais de saúde de uma possível infecção. Não se dirija a uma unidade médica sem telefonar primeiro.”

Desde o início de 2025, Nova Jérsia registou 10 casos confirmados de sarampo. Em 2024, tinham sido notificados sete casos, informaram as autoridades.

Segundo o NJDOH, os casos de sarampo atingiram os níveis mais altos desde 1992. Até 21 de Outubro, foram reportados 1.618 casos em 42 jurisdições em todo o país.