NJ. Residentes séniores prestes a receber actualizações sobre candidaturas a programas de alívio fiscal

Nas últimas semanas que antecedem a eleição de um novo governador e de quem controlará o órgão legislativo estadual, a administração do governador Phil Murphy está a enviar milhares de cartas a seniores de New Jersey com detalhes sobre os pagamentos de alívio fiscal sobre a propriedade financiados pelo Estado.

A partir desta semana, os seniores que apresentaram candidaturas aos programas Anchor, Senior Freeze e Stay NJ receberão as cartas, de acordo com o Departamento do Tesouro.

Apenas aqueles que submeteram um novo formulário de candidatura combinado, chamado PAS-1, antes do prazo de 31 de Outubro, irão receber estas cartas.

Darryl Isherwood, porta-voz do Tesouro, referiu que as cartas fazem parte das recomendações de 2024 de um grupo de trabalho criado para implementar o programa Stay NJ e simplificar o processo de candidatura para as pessoas de mais idade. O mês de Novembro foi destacado como prazo fundamental para informar os requerentes sobre os seus benefícios individuais.

Até ao momento, quase 300 mil cartas a detalhar os pagamentos foram enviadas, com mais a ser distribuídas progressivamente. O orçamento estadual aprovado este ano inclui mais de 4 mil milhões de dólares para os programas de alívio fiscal directo, dos quais 600 milhões estão reservados para o programa Stay NJ, promovido pelo presidente da Assembleia, Craig Coughlin.

Este novo programa destina-se a mais de 430 mil seniores proprietários com rendimentos até 500 mil dólares anuais, com os pagamentos a começar no início do próximo ano.

A eleição de 4 de Novembro, que já está a decorrer com voto antecipado e por correio, decidirá também o controlo dos 80 lugares da Assembleia, actualmente dominada pelos democratas liderados por Coughlin.

Questionado sobre a utilização de recursos públicos para enviar estas cartas tão perto da eleição, um porta-voz de Coughlin apontou para a exigência legal de comunicar os benefícios aos contribuintes, incluída no relatório do grupo de trabalho de 2024, que recomenda o envio anual de informação educativa aos beneficiários, preferencialmente antes ou juntamente com a fatura fiscal de novembro.

Coughlin reiterou o seu compromisso em tornar o ‘Estado Jardim’ mais acessível, incluindo a entrega de benefícios fiscais para milhões de residentes.

As preocupações com impostos e custo de vida têm sido temas centrais nesta campanha, num contexto de inflação persistente e taxas de juro elevadas, além do recente aumento do valor médio das faturas do imposto sobre propriedade, que ultrapassou os 10 mil dólares no ano passado.

Em New Jersey, os impostos sobre propriedade financiam serviços locais como a educação pública e a polícia, mas o estado apoia anualmente os contribuintes com programas de alívio fiscal.

Nos últimos anos, Murphy e os democratas da Assembleia têm dado prioridade a benefícios para seniores, incluindo a expansão do programa Senior Freeze e melhorias no programa Anchor para inquilinos e proprietários idosos.

Muitos seniores beneficiam também do programa Stay NJ, que tem limites de rendimento mais altos do que os outros programas estatais.

Embora grupos defensores dos residentes de menor rendimento tenham pedido um aumento dos benefícios Anchor para seniores com rendimentos até 150 mil dólares, o governador Murphy e os líderes democratas rejeitaram essas propostas no orçamento final aprovado em Junho.