🌎 O PORTUGUÊS QUE HÁ 50 ANOS ERA ELEVADO PELO PAPA A ARCEBISPO DE BOSTON

🖋Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Há exactamente 50 anos, a 7 de Outubro de 1970, o português Humberto Sousa Medeiros tornava-se numa das mais altas entidades eclesiásticas nos Estados Unidos da América – com  a subida a Arcebispo em Boston. A partir dessa data, o religioso açoriano passaria a comandar a importante Arquidiocese de Boston – criada em 1808 pelo papa Pio VII e elevada a esse estatuto em 1875, tornando-se numa das figuras da igreja católica mais influentes na América.

O cardeal Medeiros, que assumiria como bandeiras a defesa dos direitos dos imigrantes, dos menos favorecidos e das minorias, liderou a Arquidiocese de Boston até à data da sua morte, em 1983, aos 67 anos – ao sucumbir a uma operação ao coração aberto.

Em jeito de homenagem, aqui fica um resumo da sua extraordinária vida:

➥Humberto Sousa Medeiros nasceu na freguesia de Arrifes, na ilha de São Miguel, Açores, a 6 de Outubro de 1915. Foi baptizado na Igreja de Nossa Senhora da Saúde a 1 de Novembro.

➥De famílias humildes – o pai tinha uma pequena mercearia, os Medeiros emigram em 1931 para Fall River, em Massachusetts, onde passaram a frequentar a paróquia portuguesa local de St. Michael.

➥Forçado a deixar os estudos ao 16 anos, Humberto Medeiros emprega-se numa fábrica têxtil a ganhar 62 centavos o dia, enquanto estudava inglês nos tempos livres. Em 1935, quando o irmão mais novo se torna adulto suficiente para poder trabalhar e suportar a família, volta à escola.

➥ Em 1937 termina o B.M.C. Durfee High School como melhor aluno da turma e segue para a Catholic University of America; em 1942 forma-se em Filosofia e torna-se cidadão americano, para mais tarde tirar igualmente Teologia e ainda doutora-se em estudos religiosos pela Universidade de Roma, em 1952.

➥É ordenado padre a 15 de Junho de 1946 pelo bispo James Edwin Cassidy.

➥ Depois de várias posições eclesiásticas em Massachusetts, a 14 de Abril de 1966 é nomeado bispo de Brownsville, no Texas, pelo papa Paulo VI, onde tem oportunidade de afirmar as suas convicções de defensor das minorias e dos pobres.

➥ A 8 de Setembro de 1970, é nomeado arcebispo de Boston – apenas o quarto na história da arquidiocese, assumindo funções oficialmente a 7 de Outubro do mesmo ano.

➥ A escolha pelo papa Paulo VI de um português para a chefia da arquidiocese de Boston chocou a comunidade irlandesa local, que controlava todos os níveis da igreja católica na cidade-capital de Massachusetts – tendo mesmo havido reacções negativas, como o caso do incêndio de uma cruz nos jardins da reitoria.

➥ O cardeal Medeiros tomava posições de peso, tanto condenando o aborto como um “acto bárbaro” ou demonstrando a sua oposição à Guerra do Vietname e atacando veementemente o racismo.

➥ Em 1977, aquando das celebrações dos 60 anos das Aparições, o cardeal Medeiros foi nomeado enviado especial do papa a Portugal.

➥ Como membro com direito a voto do conclave no Vaticano, participou na selecção dos papas João Paulo I e João Paulo II.

➥ Viria a falecer aos 67 anos vítima de doença cardíaca e está sepultado no cemitério de Saint Patrick, em Fall River, MA.

➥ O seu nome foi imortalizado em diferentes espaços públicos tanto nos EUA como em Portugal, existindo mesmo em Cambridge, M uma Cardinal Medeiros Avenue em sua homenagem.