OBITUÁRIO | Faleceu o animador cultural Zéca Santos, aos 78 anos

Morreu no dia 2 de Abril de 2025, aos 78 anos, o animador cultural, cantor, actor e comediante Zéca Santos. O seu falecimento foi anunciado pela casa funerária Buyus, de Newark – sem adiantar causa de morte.

Zéca Santos deixou a sua marca no mundo do entretenimento e da cultura em Newark

Natural de Lisboa, Portugal, Joseph “Zéca” de Oliveira dos Santos é responsável por ter popularizado o teatro de revista nas comunidades portuguesas da Costa Leste, tendo também estado durante vários anos à frente do Concurso do Vestido de Chita.

Numa das últimas edições do Concurso de Chita que organizou n o Ironbound

Em 2003, a Fundação Bernardino Coutinho considerou-o o ‘Artista do Ano’ da comunidade portuguesa. Maria Coutinho, Presidente da referida organização, reagiu à sua morte considerando-o “um Grande Amigo e grande colaborador das festas do Dia de Portugal em Newark por 30 Anos”, pela sua colaboração na apresentação das Marchas populares de Lisboa. “Ficar-lhe-ei eternamente agradecida”, diz ainda a conhecida figura comunitária de Newark.

Zéca Santos, que marcou uma época dourada do entretenimento na comunidade lusa de Newark, NJ, faleceu no Cooperman Barnabas Medical Center de Livingston, NJ. Tinha emigrado para os EUA em 1976 e residia no Ironbound.

Zé Santos numa tertúlia cultural no Sport Club Português

O artista deixa de luto os filhos Michelle Santos e Joseph Michael Santos (e esposa Liz) e as netas Brianna, Zoey e Emily. Esteve casado com Ana.

O seu velório decorreu dia 5 de Abril, na Buyus Funeral Home de Newark, tendo os seus restos mortais sido cremados.

Na caixa de comentários da casa funerária, são muitas as mensagens deixadas ao falecido animador cultural e à sua família. “Descansa em Paz, Zéca. Chegou a tua hora de ires para o lado de Deus. Os que ficam, que celebrem a tua vida enquanto cá”, escreveu R.I.F.

Já E.C. disse: “obrigada por muitos anos a fazer a comunidade portuguesa alegre, com a tua boa disposição e sempre pronto para ajudar! Até um dia, que estejas em eterno descanso!”

J.F., por seu lado, considera Zéca Santos um “ícone da comunidade portuguesa do Ironbound” e acrescenta: “um inigualável ser humano que deixou a sua marca na nossa comunidade. Que descanses em paz, Zéca. Saudades dos tempos que vivemos juntos no mundo musical”.

Outra mensagem, esta de P.F., recorda: “tu e o teu humor ficarão para sempre na minha memória”.