MORTE DE SARGENTO LUSO-DESCENDENTE DE 37 ANOS DEIXA DE LUTO FAMÍLIA PORTUGUESA DOS EUA E CONSTERNADA A COMUNIDADE POLICIAL
• Por HENRIQUE MANO | News Editor
A morte do sargento Michael Ribeiro Ramos, de 37 anos de idade, no passado dia 19 de Janeiro de 2025, deixou de luto uma família portuguesa de New Jersey oriunda de Arcos de Valdevez, no Minho, e consternada a comunidade policial do estado.
Os Ribeiro Ramos estão radicados no município de Lodi, condado de Bergen, mas têm ramificações familiares por diversas regiões do Estado Jardim – incluindo Newark.
No comunicado onde anunciava o seu falecimento, o xerife Anthony Cureton, do Bergen County Sheriff’s Department, a que estava afecto, descreve o luso-descendente como “um autêntico servidor público”
O falecido sargento vivia há 4 anos em Rochelle Park, NJ, mas nascera e crescera em Lodi; no comunicado onde anunciava o seu falecimento, o xerife Anthony Cureton, do Bergen County Sheriff’s Department, a que estava afecto, descreve o luso-descendente como “um autêntico servidor público”.
A causa da sua morte não é avançada pelas autoridades.
Michael Ribeiro Ramos formou-se em criminologia pela Johnson and Whales University, de Rhode Island, em 2010, e iniciara carreira em 2013 junto do New Jersey Department of Corrections, como guarda prisional
Michael Ribeiro Ramos formou-se em criminologia pela Johnson and Whales University, de Rhode Island, em 2010, e iniciara carreira em 2013 junto do New Jersey Department of Corrections, como guarda prisional. Em 2016, contudo, juntou-se ao Bergen County Sheriff’s Department, onde, anos depois, subiria a detective e sargento.
Pertencia igualmente à PBA Local 134 e frequentava a St. Francis de Sales R.C. Church, em Lodi.
Era adepto dos “Dallas Cowboys” e do FC Porto.
Pertencia igualmente à PBA Local 134 e frequentava a St. Francis de Sales R.C. Church, em Lodi
REACÇÕES DA PORTUGUESE-AMERICAN POLICE ASSOCIATION E AUTORIDADES AMERICANAS
Ao anunciar a sua morte, a Equipa de Intervenção de Crises do Condado de Bergen, a que pertencia, recorda o sargento Ribeiro Ramos como um profissional exemplar, dizendo que “irá deixar saudades profundas junto de todos os que o conheciam”.
Joe Barros, Presidente da PAPA (Portuguese-American Police Association) de New Jersey, disse ao jornal LUSO-AMERICANO ter ficado “constrangido ao tomar conhecimento da morte do sargento Ramos. A investigação continua e neste momento sabemos que a família está a passar por um momento muito delicado, pelo que, como tal, queremos, como organização, demonstrar o nosso apoio solidariedade neste período tão doloroso”.
Acrescenta o Presidente da PAPA: “Perder um ente querido é algo muito difícil e, neste momento de dor, como agentes da autoridade, sentimos ainda mais este momento trágico e só nos resta dar todo o apoio e solidariedade, de modo a que a sua memória perdure”.
Ao anunciar a sua morte, a Equipa de Intervenção de Crises do Condado de Bergen, a que pertencia, recorda o sargento Ribeiro Ramos como um profissional exemplar, dizendo que “irá deixar saudades profundas junto de todos os que o conheciam”
O xerife Cureton, por seu lado, do B.C.S.D., também notou que “o sargento Ramos dedicou a sua vida a servir e a proteger os moradores do condado de Bergen, fazendo-o com compromisso inabalável, profissionalismo e um espírito que tocou a todos que tiveram o privilégio de trabalhar a seu lado”.
O administrador-executivo de Bergen, James Tedesco, juntou a sua voz às de outras autoridades, manifestando-se de “coração partido” com a morte do sargento. “O Michael era um jovem dedicado, trabalhador e brilhante que chegava ao trabalho todos os dias com entusiasmo e um humor encantador que contagiava os seus colegas”, adiantou.
Michael era filho de Manuel Cortez Ramos e de Rosa Ribeiro Ramos, irmão de Stephanie Ribeiro Ramos e neto de Manuel Ramos e Pureza Cortez e José e Pureza Ribeiro. Deixa ainda de luto os tios Maria Teresa Ribeiro Guerra e Joe Guerra (e primos Samantha e Michelle), Antonio Cortez Ramos e Lúcia Ramos (e primos Sandra, Manny e Tony), Rosa Cortez Ramos e Celeste Cortez, Paulo Cortez Ramos e Céu Ramos (e primos Tatiana e Andreia).
Num evento ligado à sua carreira policial com os familiares
EXÉQUIAS FÚNEBRES
O seu velório realiza-se hoje, 5.ª feira, 23 de Janeiro, na Di Chiara Funeral Home, 300 Main St., Lodi, NJ, das 4:00 às 8:00 PM; o funeral será sexta-feira, 24, pelas 8:30 AM na casa funerária, seguindo-se missa em sua memória na St. Francis de Sales R.C. Church, às 10:00 AM, e logo depois o funeral para o St. Mary’s Cemetery de Saddle Brook, NJ.
Os nossos sentidos pêsames à família enlutada.
Para mensagens de pêsames, é favor ir a: