Painel oferecido por luso-americano Kevin Cordeiro à Paróquia Nossa Sra. dos Anjos
Kevin Cordeiro, nasceu e cresceu em Newark mas sempre manteve ligações fortes com Portugal. Em exclusivo ao LusoAmericano contou “Visitava Portugal muitas vezes durante os verões em que tinha as férias da escola. Ia visitar e passar tempo com os meus avós em Vila Verde dos Francos, município de Alenquer, distrito de Lisboa.”
Contou ainda que em adulto já visitou muitos lugares em Portugal e um pouco por todo o mundo e fez uma observação “ao visitar em Portugal igrejas, museus e lugares históricos de relevância ainda me surpreende o quão antigo é Portugal, enquanto país e a sua história antiquíssima, especialmente em relação aos Estados Unidos.” Ao visitar todos estes lugares históricos em Portugal “reparei que existia sempre uma placa a detalhar a história do lugar, igreja ou monumento”, continuou.
Os avós de Kevin vivem do outro lado da estrada de uma capela na sua vila natal, mas ao contrário de tantas outras no país, a capela em questão não tinha nenhuma placa. “Não existia nenhum sinal, indicação ou informação sobre a história desta capela em particular. Do lado de fora aparentava ser só mais outra casa da vila”. Foi ao pensar sobre este assunto que Kevin teve a ideia, apoiada pelos seus familiares, de colocar na parede da igreja uma placa com detalhes sobre a sua história. “Com a ajuda da minha mãe e de pessoas da vila, foi possivel encontrar registos e datas acerca dos detalhes históricos da capela da nossa vila e assim podemos fazer a placa”.
Tal não teria acontecido também muito devido a Luís Filipe Prata, um jovem de Vila Verde dos Francos que faz os possíveis e os impossíveis para que esta tradição não acabe, seguindo os passos dos avós. É um jovem muito envolvido na paróquia e tem ajudado a angariar fundos para as obras na igreja e ajuda na organização das procissões.
Não foi possível a Kevin deslocar-se a Portugal nesta altura do ano mas a mãe, Cristina Melhor, esteve presente no seu lugar. O dia da revelação do painel, financiado por Kevin, teve direito a procissão em Vila Verde dos Francos e onde estiveram ainda presentes os avós de Kevin, Maria Cecilia e Rui Melhor.
Para Cristina Melhor o momento em que revelou o painel patrocinado pelo seu filho em oferta à Vila que a viu nascer foi um momento de grande orgulho e felicidade e poder estar acompanhada por- pais, familiares e amigos de infância foi a cereja no topo do bolo.