PEQUENA MAS EMOTIVA CERIMÓNIA RELIGIOSA ASSINALOU A DATA -Paróquia N. Sra de Fátima em Elizabeth celebrou 47ºaniversário

A paróquia Nossa Senhora de Fátima celebrou 47 anos de idade. Infelizmente devido a esta pandemia este ano as celebrações não se realizaram como habitualmente. A data foi somente assinalada durante a celebração da Santa Missa em que o pároco da Igreja, o padre Nuno Rocha lembrou a essência que esteve na origem da fundação da paróquia no ano de 1973.

No seu boletim semanal, o pároco referiu ainda que “um aniversário é sempre um momento de recordar e olhar para o futuro com confiança e esperança e o da nossa Igreja não é diferente. Celebrar mais um ano é também tempo de olhar para trás e lembrar as graças que o Senhor nos concedeu nestes 47 anos. Mas também temos o dever de olhar em frente e continuar a missão que nos foi legada pelos nossos antecessores. Foram bastante os sacerdotes que se dedicaram a todos nós e muitos os paroquianos  que trabalharam e ajudaram no que hoje é esta paróquia. Temos muito trabalho pela frente. A nossa Igreja precisa de nós pois os seus 150 anos de existência como prédio precisa de nós”.

Referindo depois, “que no aniversário da nossa fundação como comunidade católica, Deus derrube sobre todos nós as maiores bênçãos. Como vosso pároco e vosso amigo, considero-me  honrado em servir a Deus  e a todos vós!. Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Alegria livrai-nos desta pandemia e com a graça de Deus para o ano poderemos celebrar este aniversário.

A história.

A paróquia de Nossa Senhora de Fátima foi fundada em 1973. Depois de em 1923 ter sido fundada uma missão Portuguesa e Espanhola em Elizabeth, e de em 1946 ter sido feita nova tentativa para formar uma paróquia na cidade através da acção da Sociedade de Santo António, foi preciso esperar para 1973 para que isso acontecesse.

Um grupo de paroquianos pediu ajuda ao padre João da Silva Antão, coadjutor da Igreja Nossa Senhora de Fátima em Newark. No dia 5 de Maio de 1971 decorreu uma reunião no Clube Instrutivo Social Português e onde 20 pessoas  criaram a comissão  Pró Criação da Paróquia de Elizabeth. Esse foi o primeiro passo gigante.

Depois foi pedida um audiência ao Bispo que teve lugar no dia 11 de Junho de 1971, onde foi entregue uma petição para a criação da paróquia.

No dia 10 de Maio, o padre João Antão recebe uma carta da Arquidiocese de Newark autorizando a organização da comunidade Portuguesa numa paróquia, que terá o nome de Our Lady of Fatima Parish of Elizabeth e que se tornou efectiva a partir do dia 14 de Maio de 1973.

Nesse dia chegou a proclamação oficial assinada pelo Arcebispo e pelo Chanceler e que dizia em parte, “I hereby erect, under the patronage and title of Our Lady of Fatima, a separate parish for the Portuguese of the City of Elizabeth”.

O sonho começava aí e teve na forma de ser, na perseverança de um homem, o  monsenhor João Antão, a força motora que foi capaz de mover barreiras e construir aquela que é hoje uma das mais vibrantes paróquias de língua Portuguesa na costa leste dos Estados Unidos e mesmo em todo o mundo lusófono, muito por força e vigor dos seus líderes espirituais.