PIO ESPOSITO: ‘Tesouro nacional’ italiano está a dar que falar
Francesco Pio Esposito é o mais recente fenómeno do futebol italiano que promete dar que falar a nível mundial.
O jovem avançado de 20 anos estreou-se a marcar pela principal selecção de Itália, na noite de sábado, frente à Estónia, e confirmou estar a viver uma fase de grande ascensão na carreira.
Afinal de contas, Esposito regressou ao Inter no último verão, depois de ter estado cedido ao Spezia na última temporada.
No segundo escalão italiano, o goleador natural de Castellammare di Stabia marcou 19 golos em 2024/25, conseguindo convencer Chivu a dar-lhe uma oportunidade no regresso a Milão.
Ora, e partindo quase sempre como suplente utilizado, Pio Esposito tem correspondido no Inter e já contabiliza um golo em apenas seis jogos disputados.
A 27 de Setembro, o avançado italiano saltou do banco para ajudar o Inter a vencer no reduto do Cagliari (2-0), e menos de um mês depois também acabaria por alcançar o primeiro golo ao serviço da principal selecção do seu país e logo na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
A história do jovem avançado está a ser acompanhada com especial destaque em Itália e já há quem fale em “tesouro nacional”.
Segundo a ‘Gazzetta dello Sport’, a direcção do Inter já pondera oferecer um novo contrato a Pio Esposito, numa aposta clara em segurar o jovem da formação por muito tempo.
O jogador de 20 anos até renovou contrato recentemente, mas o facto de começar a aparecer no radar dos ‘tubarões europeus’ obriga a uma nova estratégia que passará por um novo vínculo proposto já no final desta época.
Na prática, o Inter quer aumentar o ordenado de Pio Esposito de um milhão de euros anuais para um novo valor entre dois a 2,5 milhões.
De resto, a direcção do clube italiano até já terá recusado ofertas, no último verão, de 50 milhões por Esposito.

