POLÉMICA: Benfica fecha Estádio da Luz à selecção
O Benfica anunciou segunda-feira que vai participar disciplinarmente dos futebolistas do Sporting Matheus Reis e Maxi Araújo, bem como da equipa de arbitragem da final da Taça de Portugal, fechando o Estádio da Luz a jogos da selecção.
Os ‘encarnados’ divulgaram um comunicado com sete pontos, que reflectem medidas tomadas pelo clube depois da derrota no domingo na final da Taça de Portugal frente ao Sporting, por 3-1, após prolongamento.
Segundo o documento, o clube liderado por Rui Costa defende que tem mantido uma “postura de grande seriedade” e que pautou a sua actuação por uma intervenção “construtiva e positiva junto das instituições”, ao invés de recorrer à “praça pública”.
O Benfica refere que o futebol nacional teria a ganhar se o clube assumisse esse papel de “grande responsabilidade”, mas revela que o “caminho da valorização” não foi respeitado pelas “entidade que tutelam” a modalidade.
O clube salienta que existiram “graves acontecimentos” nas últimas jornadas da I Liga, que o Sporting venceu, conquistando o bicampeonato, e na final da Taça de Portugal, alegando que “desvirtuaram por completo a verdade desportiva, com prejuízo relativo à entrada directa” dos ‘encarnados’ na Liga dos Campeões.
Assim, o Benfica decidiu participar disciplinarmente da equipa de arbitragem que esteve no Estádio Nacional, liderada por Luís Godinho, incluindo a equipa de videoárbitros, bem como dos futebolistas do Sporting Matheus Reis e Maxi Araújo “pelas múltiplas agressões ao jogador Andrea Belotti.”
O clube exigiu ainda a divulgação imediata dos áudios da equipa de arbitragem na final da Taça de Portugal e avançou que vai fazer uma exposição junto da FIFA, UEFA e International Board sobre o que considera ser uma “ilícita aplicação do protocolo VAR em Portugal”.
O clube ‘encarnado’ diz que vai suspender a sua participação nos grupos de trabalho da Liga Centralização, que prepara todo o processo associado à centralização dos direitos audiovisuais das competições profissionais de futebol.
“Solicitar ao Governo uma audiência com carácter de urgência, informando-o de que, neste momento, não estão reunidas as condições para avançar com este processo”, refere o comunicado.
No último ponto do documento, o Benfica frisa ainda que está “indisponível para receber jogos da selecção” portuguesa no Estádio da Luz.