POLÍCIAS E BOMBEIROS PORTUGUESES PROMOVIDOS NA CIDADE DE NEWARK, NJ

Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ

O Departamento de Segurança Pública da cidade de Newark, em New Jersey, promoveu na quarta-feira, 31 de Janeiro, quatro portugueses a novas posições de liderança.

Assim, na Segurança Pública, Miguel Silva foi promovido a tenente na Polícia de Newark e Miguel Costa a sargento. Na Protecção Civil, John Meixedo subiu a ‘Battalion Chief’ (Chefe de Batalhão) nos Bombeiros de Newark e Stephen F. Alves a capitão.

A simbólica cerimónia decorreu na Saint Lucy’s Church com a presença do ‘mayor’ Ras J. Baraka, da alta cúpula do Departamento de Segurança Pública e ainda do vereador luso-americano Michael Silva, do Bairro Leste.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O novo chefe de batalhão dos Bombeiros de Newark, John Meixedo, com a mulher, os filhos e dois sobrinhos na cerimónia de promoção

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Tenente Miguel Silva, capitã Debbie Teixeira (que conduziu a cerimónia) e sargento Miguel Costa

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | capitão Stephen Alves, dos Bombeiros de Newark, na cerimónia de promoção e juramento

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | sargento Miguel Costa (direita) na cerimónia de promoção e juramento

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Vereador Michael Costa, tenente Michael Costeira, líder sindical Eddie ‘Boa’ Paulo e bombeiro Anthony Gomes

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O novo tenente Stephen Alves (dir.) com o pai e o irmão, também bombeiros em Newark

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O novo chefe de batalhão dos Bombeiros de Newark, John Meixedo, e o vereador Michael Silva

“Hoje é um dia importante para os moradores da cidade de Newark”, reconhece Michael Silva, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Estes profissionais que foram promovidos a posições de liderança têm agora mais responsabilidades sobre os ombros e tenho a certeza de que vão assumi-las com o profissionalismo que já demonstraram ter. Como vereador, estou pronto a trabalhar em conjunto com todos eles para elevar ainda mais a qualidade de vida de Newark e de New Jersey”.

Com a sua promoção a Chefe de Batalhão, John Meixedo é agora o português com a mais alta patente nos Bombeiros de Newark (e apenas o segundo a obtê-la). Apesar de ter nascido em França há 51 anos, é filho de emigrantes de Viana do Castelo e vai assumir funções junto do ‘Battalion 1’, deixando o Ironbound.

“É muito importante para mim e para a minha carreira ter chegado a esta posição, após uma longa jornada”, afirma John Meixedo. “Foi sempre um sonho meu, já o meu avô em Portugal também foi bombeiro. Nunca pensei que iria escalar desta forma na hierarquia dos Bombeiros de Newark, mas cheguei lá com muito sacrifício e o apoio da minha família, colegas e amigos. Sem esse apoio, nunca teria aqui chegado”.

Stephen F. Alves, por seu lado, tem 33 anos, é natural de Newark e de origens transmontanas do lado paterno.

O novo tenente Miguel Silva, da Polícia de Newark, tem 59 anos e nasceu em Pardilhó, no distrito de Aveiro; entrou para a carreira policial em 1999 e vai ficar afecto à 6.ª Esquadra.

O sargento Miguel Costa, de 31 anos, é natural de Newark; o pai é de Braga e a mãe nasceu na África do Sul, filha de emigrantes do norte. É agente desde 2016 e vai para a esquadra Metropolitana.